Home>ÁSIA>Wadi Rum: uma viagem ao deserto jordaniano

Wadi Rum: uma viagem ao deserto jordaniano

Wadi Rum é uma área desértica localizada no sul da Jordânia, conhecida por suas formações rochosas imponentes e paisagens deslumbrantes. A região é famosa por sua história rica, tendo sido habitada por diferentes culturas ao longo dos séculos, incluindo os nabateus, romanos e beduínos. Nós visitamos vestígios dos antigos nabateus, de acampamentos romanos e aldeias beduínas atualmente habitadas. O lugar oferece uma ampla variedade de atividades ao ar livre, como caminhadas, passeios de jipe e cavalgadas ao pôr do sol. Fizemos este passeio com a ajuda da nossa parceira Tourist Journey. Vem embarcar conosco por este lugar inesquecível e pelo Oriente Médio!

 

Desbravando o deserto

Uma das atrações mais populares em Wadi Rum é o Monte Burdah, que oferece uma vista espetacular da região. Outros pontos turísticos incluem as formações rochosas conhecidas como “The Seven Pillars of Wisdom” e o “Sunset Rock”. Ainda é possível fazer camping na região, o que permite uma experiência ainda mais imersiva na paisagem desértica de Wadi Rum.

Porém, nós optamos somente pelo passeio no dia inteiro, mas há opções de dormir em barracas e também iglus de lonas.

 

Tour pelo gigante jordaniano

Em suma, Wadi Rum é um destino incrível para aqueles interessados em história, natureza e aventura com sua mistura única de paisagens deslumbrantes e marcas culturais, é um lugar que você definitivamente não perder. Nós visitamos o que restou de vagões de trens antigos, com a bandeira turca, o que representa a História da passagem de Lawrence pelo deserto e a luta dele e do povo árabe contra o Império Otomano na Primeira Guerra Mundial.

Na época de conflito entre árabes e otomanos, Lawrence da Arábia se tornou conhecido por introduzir táticas consideradas ousadas na região. Ele e sua equipe se concentraram em sabotar os trens da Hejaz Railway, a única ferrovia que cortava a região, construída com o apoio dos alemães, aliados dos otomanos durante a Primeira Guerra Mundial.

Com a ajuda de Lawrence, as promessas inglesas de coroar Hussein, rei do Hejaz, como líder de uma nação árabe unificada, e o dinheiro britânico que atraiu os beduínos, formou-se uma aliança entre antigas tribos árabes inimigas. Os três líderes uniram-se para atacar a importante cidade portuária de Aqaba, atravessando o difícil deserto. A surpresa foi total e os turcos perderam Aqaba e o único porto da região. Com a queda de Aqaba em 1917, seguiu-se a conquista de Damasco, onde os árabes tomaram a cidade antes das tropas inglesas lideradas pelo general Allenby.

Este gigante deserto encravado na Jordânia, não guarda somente esta beleza exuberante, mas também muita História. Além das ocupações das tribos que habitaram (e ainda habitam) a região, podemos dizer que Lawrence praticamente venceu a guerra cortando este deserto, que era considerado impossível na época até pelos habitantes de lá, e isso mudou o rumo da Primeira Guerra Mundial.

Para entender esta importante parte da História, recomendamos o filme em homenagem a este jovem soldado britânico.

Nós visitamos o deserto de Wadi Rum de 4×4, um passeio oferecido pela Tourist Israel e a Tourist Journey, que nos proporcionaram uma experiência incrível e inesquecível.


Nós te ajudamos com esta postagem?
Então siga o Próximo Embarque nas Redes Sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo. 
Toda nossa obra é oferecida gratuitamente aos leitores que buscam auxílio diariamente.

[Facebook] [Instagram] [Twitter] [Youtube]

Thiago Inter
Thiago Inter é jornalista de TV, já atuou em Assessoria de Comunicação, adora produzir documentários, fotografia e percorrer o mundo. Nascido em Brasília, DF, o jornalista já documentou muitas de suas andanças para ajudar outras pessoas. Para ele, uma aventura é sempre bem-vinda e a melhor viagem é a próxima, esperando sempre pelo próximo embarque.
http://www.proximoembarque.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.