Home>ÁSIA>Cesaréia, Haifa e Acre: um olhar sobre três belas cidades costeiras em Israel

Cesaréia, Haifa e Acre: um olhar sobre três belas cidades costeiras em Israel

Viajar para Israel é considerar, primeiramente, que você fará uma visita ao que chamamos de “o centro do mundo”. Por muitos séculos, esta região foi considerada a mais importante de toda Terra. E isso não se dá somente pelo solo sagrado considerado pelos antigos hebreus ou outros povos que lá habitaram e habitam até os dias atuais. O local que hoje é Israel e Palestina era conexão principal entre o Oriente e o Ocidente, ligando importantes oceanos, mas principalmente os continentes. Imagine, naquela época, um ponto no mapa que é capaz de unir a África, Europa e Ásia. Sejam bem-vindos ao centro do mundo, ao lugar mais importante durante milênios e que carrega a História da nossa humanidade.

Nossa aventura por terra israelenses começou em Tel Aviv, nosso quartel general para ter acesso a praticamente todo o país e também à Palestina. Recebemos o convite da Tourist Israel, para entender um pouco da História deste lugar mágico e embarcar em um turismo que escreveu o mundo como conhecemos hoje. Agora, vamos compartilhar esta experiência com vocês.

Acordamos cedo e fomos ao encontro do nossos guias, no Textile Building, que ficava 15 minutos caminhando do nosso hotel, o Abraam Hostel.

No roteiro, visitar as cidades que foram construídas há milênios, compreender estes lugares e o que isso significa nos dias de hoje. E vamos aqui te resumir como foi este passeio com a Tourist Israel, que abriu nossa mente para um novo capítulo de conhecimento.

Cesareia

O primeiro ponto de parada do nosso grupo foi Cesaréia, cidade portuária foi construída por Herodes o Grande com a estimativa do ano de 25 a.C. Então, caro leitor, imagina você pisando em um dos lugares mais incríveis e importantes da época erguido por um rei paranoico e megalomaníaco mas que trouxe todo o desenvolvimento para esta região. Claro, sabemos que isso também atraiu inimigos que visavam conquistar esta região pois, quem a dominava à época, dominava o mundo.  Já quera centro de um comércio forte, altíssimos investimentos em infraestrutura e lugares de grandes reservas de capital.

 

Depois desse domínio herodiano de muitos séculos, outros povos também passaram para o patamar de donos dessa parte de Israel, romanos e cruzados, cujo domínio deixou de herança uma construção imponente e muito importante para os arqueólogos atuais.

Um dos principais pontos, além de toda a construção romana do hipódromo e o anfiteatro, é o aqueduto. Que transportava há muitos séculos água potável para a cidade. O que impressiona ainda mais é que já pensavam até no despejo do esgoto, que era feito por dutos subterrâneos e paravam no mar. Um desafio para a engenharia da época que intriga os estudiosos de hoje.

Cesaréia é o porto marítimo mais antigo de Israel e ainda possui alguns vestígios históricos de tempos passados. Originalmente era uma extensão de Cesaréia Marítima na costa da Judéia romana. Hoje, Cesaréia fica em um trecho da costa entre Tel Aviv e Jaffa, na foz do rio Haañon – daí seu nome original significar ‘boca’ ou ‘entrada’. Cesaréia sofreu muitos desastres ao longo de sua história; foi destruído por um exército árabe em 636 e reconstruído posteriormente pelo governo do Mandato Britânico. Continua sendo um importante centro comercial com instalações modernas e conexões de transporte para Tel Aviv e Jaffa.

Haifa

A frase mais interessante que ouvimos neste passeio foi que “enquanto Tel Aviv joga, Jerusalém reza e Haifa trabalha”. Não fica difícil de pensar o que significa esta cidade nos tempos atuais de Israel e o que ela representa ao país. Haifa é considerada o Vale do Silício do Oriente Médio.

 

A popularidade de Haifa decorre principalmente de sua beleza natural. Fica no Mar Mediterrâneo, então a água forma uma linda cor azul. A cidade fica em uma península que se projeta para o oceano; isso dá à cidade uma marina que percorre toda a sua extensão. A beleza natural de Haifa atrai turistas de todo o mundo. Na verdade, é uma das dez principais atrações turísticas de Israel. Haifa também organiza vários festivais ao longo do ano, incluindo um para a véspera de Ano Novo. Em suma, Haifa é uma excelente cidade para viver e trabalhar!

E é aqui que você vai encontrar os Jardins da Fé Bahá’í. A Fé Bahá’í é uma religião monoteísta que surgiu no século XIX no Irã. Ela foi fundada por Bahá’u’lláh, que acreditava ser a encarnação de Deus e o mensageiro do novo ciclo da história humana. A fé Bahá’í acredita que todas as religiões são uma só e que todas as pessoas são iguais, independentemente de sua raça, gênero ou orientação sexual. Ela prega a unidade da humanidade, a paz e a justiça social. A comunidade Bahá’í é organizada em torno de um Conselho Espiritual Nacional, com membros eleitos democraticamente. A Fé Bahá’í tem crescido rapidamente em todo o mundo e hoje conta com cerca de 5 milhões de seguidores em mais de 200 países.

Acre

Acre é outra cidade costeira popular em Israel. Como Haifa, fica em uma península que leva ao oceano – desta vez em direção ao Oceano Atlântico, em vez do Mediterrâneo. Há também uma grande baía que separa a península do continente. Junto com Haifa, o Acre sedia uma série de eventos ao longo do ano. Um dos maiores ocorre durante a Quaresma em abril e envolve um mercado de peixe, teatro e apresentações musicais sob o mesmo teto. Outro festival acontece em setembro na baía de Haifa para marcar a chegada de Colombo à América. Em suma, Acre é um excelente lugar para se visitar!

Cada cidade tem suas próprias qualidades que a destacam de outras cidades costeiras de Israel. Haifa recebe uma série de festivais ao longo do ano e é um excelente lugar para morar ou trabalhar.  Acre também sedia uma série de eventos, mas seu festival de Réveillon é especialmente impressionante. Cesaréia tem alguns vestígios históricos do passado e continua sendo um importante centro comercial hoje. No entanto, cada cidade enfrenta desafios ambientais únicos que precisam de soluções únicas – pelo menos dentro de cada cidade individualmente.

Quer fazer este passeio por Israel? Nós fomos e recomendamos a Tourist Israel para te levar nesta expedição. Confira o passeio no site deles clicando aqui.
Nós te ajudamos com esta postagem?
Então siga o Próximo Embarque nas Redes Sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo. 
Toda nossa obra é oferecida gratuitamente aos leitores que buscam auxílio diariamente.

[Facebook] [Instagram] [Twitter] [Youtube]
Thiago Inter
Thiago Inter é jornalista de TV, já atuou em Assessoria de Comunicação, adora produzir documentários, fotografia e percorrer o mundo. Nascido em Brasília, DF, o jornalista já documentou muitas de suas andanças para ajudar outras pessoas. Para ele, uma aventura é sempre bem-vinda e a melhor viagem é a próxima, esperando sempre pelo próximo embarque.
http://www.proximoembarque.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.