Home>Américas>Conheça a Península de Maraú, o edén brasileiro
Conheça a Península do Maraú, o Éden brasileiro

Conheça a Península de Maraú, o edén brasileiro

“A sua definição de paraíso foi atualizada”. Essa foi a sensação que tivemos quando visitamos este lugar que pode ser considerado o caribe baiano. Sol, mar, lugares isolados, piscinas naturais e meio ambiente pulsantes. A Península de Maraú vai surpreender você.

Localizada no Sul da Bahia,  a melhor forma de se chegar à Barra Grande, que é considerada a porta de entrada da Península de Maraú, é pelo Aeroporto de Ilhéus. Existem outras formas de ter acesso à região e nós vamos dizer como foi a nossa experiência.

proximo embarque ilheus pesninsula marau bahia
Seguindo de Ilhéus para Camamu

Chegamos no começo da tarde ao aeroporto de Ilhéus. Descemos e logo fomos recebidos na porta do desembarque pelo motorista que contratamos ainda de Brasília. Aliás, recomendamos e muito a viagem com o seu Cássio (73) 98143-5959. Ele é muito responsável e foi muito solícito conosco em todo este percurso.

Nosso primeiro destino foi Camamu, cidadezinha baiana com cerca de 31 mil habitantes. O motorista já nos deixou na portaria das balsas, onde compramos a passagem (já pode comprar ida e volta). O barco carrega alguns passageiros, condiciona as malas e parte para Barra Grande, destino final.

Parece uma viagem longa, mas não é. Muito menos para quem já enfrentou um percurso como o da Amazônia, para acampar no meio da floresta.

PROXIMO EMBARQUE PENINSULA MARAU
Chegada ao porto de Barra Grande

Ao chegar em Barra Grande você já tem muitas opções de hospedagem. Podemos dizer que a cidade é praticamente o centro, onde há lojas, restaurantes e a noite é bem mais movimentada. Ela também é banhada pelos Rios Orojo e Serra. A enseada marítima está do lado oposto da Península, em Taipú de Fora.

Nós viajamos mais pelo descanso. Portanto, preferimos ficar em Taipú de Fora, na pousada Maraúba Beach House, que recomendamos muito! Pelo belo conceito de descanso, onde encontramos nossa fuga da rotina estressante da cidade grande. Para ir de Barra Grande até  Taipú de Fora, ou você aluga um quadriciclo assim que chegar de balsa ou chama um táxi no quiosque na entrada de Barra. Pagamos R$ 50,00 (2-18) pelo percursso.

Quiosque do Taxi na entrada da cidade de Barra Grande

Aliás, a Península do Maraú tem esta magia. Você pode optar pela badalada Barra Grande, suas boas pousadas e vida noturna agitada ou por Taipú de Fora e suas belas piscinas naturais localizadas entre os corais da região. O isolamento de Taipú de Fora nos chamou a atenção para o que realmente estávamos precisando. E foi uma experiência incrível.

< >O qu fa er< />

O que fazer

Em Taipú de Fora o lema é descanso. Nas próprias pousadas há restaurantes muito bons caso você queira curtir a noite nesta região. Um exemplo são os deliciosos hambúrgueres artesanais da Maraúba Beach House ou a excelente pizzaria da pousada ao lado na pousada Dreamland. Pela manhã, logo após o delicioso café da manhã da pousada, nós corríamos para o mar. Um mergulho nas piscinas naturais, umas ondas na parte mais movimentada da água, até a hora do almoço. Geralmente almoçávamos em Taipú de Dentro e curtíamos a noite ou em Barra Grande ou nestes restaurantes das pousadas.

Em Barra visitamos os restaurantes A Tapera, onde vale a pena experimentar a lagosta. E o Donnana, onde há pratos típicos com temperos bem especiais. Alguns moradores também recomendam o forró da cidade, que é muito popular.

Conheça a Península do Maraú, o Éden brasileiro
Igreja no centro de Barra Grande

Se quiser curtir a enseada do Rio Serra, há a cidade de Taipú de Dentro. Um vilarejo onde há a maior parte dos moradores da Península. Há dois restaurantes famosos entre os moradores e os visitantes frequentes. O restaurante do Elinaldo e o Fabinho. Lá dá para almoçar pratos locais e muito bons por preços bem honestos.

Conheça a Península do Maraú, o Éden brasileiro
Taipú de Dentro

Indicação de roteiro

Se você gosta de balada, noite intensa e movimentada, o seu lugar é Barra Grande. Noite bem pulsante, centro cheio de gente, muitos restaurantes e lojinhas.

Se você tem vontade de descansar e esquecer a cidade grande, o melhor lugar é Taipú de Fora. E isso não significa que você não pode ir até Barra Grande. Pode fazer isso sempre de táxi ou alugando um quadriciclo (que fica mais barato para fazer este trajeto sempre).

Ir a Taipú de Dentro para fazer uma visita à enseada de rio e comer bem e barato pode ser uma ótima pedida. A vila também é facilmente acessada de quadriciclo.

Conheça a Península do Maraú, o Éden brasileiro
Mariana curtindo Taipú de Dentro

Dicas

  • Leve repelente, os mosquitos gostam de atacar à noite.
  • É proibido andar de quadriciclo nas areias das praias, faça suas viagens pelas estradas principais, que são de chão batido.
  • Chegar de carro pode ser um desafio. É preferível fazer isso com carro 4X4. Carros comuns têm mais dificuldade para chegar na Península, dependendo da época do ano pode se tornar uma missão impossível.
  • Se puder, alugue o quadri. Você ficará mais livre para visitar os lugares da península.

Nós te ajudamos com esta postagem?
Siga o Próximo Embarque nas Redes Sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo. 
Toda nossa obra é oferecida gratuitamente aos leitores que buscam auxílio diariamente.

[Facebook] [Instagram] [Twitter] [Youtube]

Thiago Inter
Thiago Inter é jornalista de TV, já atuou em Assessoria de Comunicação, adora produzir documentários, fotografia e percorrer o mundo. Nascido em Brasília, DF, o jornalista já documentou muitas de suas andanças para ajudar outras pessoas. Para ele, uma aventura é sempre bem-vinda e a melhor viagem é a próxima, esperando sempre pelo próximo embarque.
http://www.proximoembarque.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.