Home>África>Visitando uma tribo do povo Himba na Namíbia
proximo-embarque-himbas-namibia=africa

Visitando uma tribo do povo Himba na Namíbia

Conhecer de perto uma tribo Himba foi um dos pontos altos da nossa viagem à Namíbia. Este povo já foi retratado pelo fotógrafo brasileiro Sérgio Guerra em uma exposição que roda o mundo. Inclusive esteve no Museu Nacional de Brasília há alguns anos. Oportunidade que me fez ficar muito inspirado sobre os Himbas e me fez ter a vontade de conhecê-los.

himba-namibia-proximo-embarque-crianca-mae

O povo Himba é semi-nômade, eles se deslocam em viagens longas entre os territórios da Namíbia e também da Angola, de onde é a origem deles. Conhecemos a História da Karipo, uma menina bem simpática, que é filha do chefe da tribo e sua mãe estava viajando pela África. Algo normal na cultura deles.

Os homens podem se casar com várias mulheres, estabelecendo assim uma relação poligâmica. Eles também são responsáveis pelo pastoreio. Cultivando comida e criando animais para o abate.

O que há de mais peculiar na cultura deles é a crença deles no sagrado. Existe uma fogueira que é acesa em frente à porta da casa do chefe. A construção feita de barro e madeira cortada das árvores da região. Este fogo é sagrado e representa o poder dos ancestrais.

himba-namibia-proximo-embarque-chege-tribo

As mulheres não tomam banho usando água. Elas fazem sua higiene se limpando através de um incenso aceso com ervas defumadas. A fumaça que emana deste objeto serve para ser passada pelo corpo inteiro. Na cultura deles, as mulheres não podem ter contato com a água.

As indumentárias das adultas também são icônicas. Cabelos artificiais e longos são colocados quando elas atingem a maioridade. Elas também pintam o corpo com produtos naturais de uma cor avermelhada.

Como visitar

Nosso hotel ficava perto da vila que recebe visitas dos viajantes. Então foi fácil dirigir por cerca de 130 quilômetros. O percurso do mapa abaixo mostra a distância, a tribo fica à beira da rodovia C40, estrada de terra. Basta chegar lá na entrada e pedir para o guia local, que fala inglês, fazer a apresentação. A visita é paga, cerca de 15 dólares por pessoa.

Leia aqui como foi nossa peleja pelo deserto da Namíbia

Se a visita for feita pela manhã, você ainda poderá ir até o Etosha National Park, já que a tribo fica bem perto de uma das entradas dos parque.

Comece agora o planejamento da sua viagem:

Faça sua reserva pela Booking e garanta as melhores promoções de hotéis. Se precisar de um carro, o lugar para cotar o melhor preço é na RentcarsSiga o Próximo Embarque nas redes sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo.

[Facebook] [Instagram] [Twitter] [Youtube]

Thiago Inter
Thiago Inter é jornalista de TV, já atuou em Assessoria de Comunicação, adora produzir documentários, fotografia e percorrer o mundo. Nascido em Brasília, DF, o jornalista já documentou muitas de suas andanças para ajudar outras pessoas. Para ele, uma aventura é sempre bem-vinda e a melhor viagem é a próxima, esperando sempre pelo próximo embarque.
http://www.proximoembarque.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.