Home>África>Namíbia: como ir ao Etosha National Park
namibia_etosha_safari_proximo-embarque_mariana_girafa

Namíbia: como ir ao Etosha National Park

O Parque Nacional do Etosha é imenso e está entre os dez melhores do mundo. A reserva inteira é maior que o Estado de Sergipe, por exemplo. Com centenas de espécies, muitas em extinção, o lugar sofre em tempos de seca mas também com a atuação da humanidade. Zona preferida dos caçadores de marfim, mas também uma das mais preservadas do mundo.

Nosso roteiro começou cruzando o grande deserto da Namíbia, passando pelo Etosha e também por Sossusvlei. Sendo assim, podemos dizer que nossa viagem cruzou o país, dirigindo por quase 600 quilômetros.

namibia_etosha_safari_proximo-embarque_estrada

Contratando guia

Você pode optar por fazer este passeio sem guia, somente com o seu carro alugado e tomando todos os cuidados adequados. Porém, a vantagem de contratar os profissionais locais é muito grande. Você não terá complicações entre os caminhos que deve percorrer, os condutores se comunicam entre eles via rádio e passam informações de onde estão os animais da savana e você ainda terá o conforto de só se preocupar em registrar este momento.

Nós contratamos este passeio no nosso hotel e não nos arrependemos. As explicações sobre o comportamento dos bichos são excepcionais. A habilidade deles em encontrá-los também é algo que devemos destacar. O resultado? Valeu a pena gastar este dinheiro a mais com esta bela aventura, que nos rendeu fotos impressionantes e muito conforto em saber que estávamos em boas mãos. Vimos de hienas caçando, a leões descansando na sombra. Enquanto girafas, zebras e ônix bebiam águam observando atentamente o rei da selva africana.

Escolha seu passeio

Há vários estilos. Você pode passar o dia inteiro e até ir noite adentro em um safári. Também pode escolher um período só, manhã ou tarde. Há aqueles apaixonados que acampam no Etosha e fazem o passeio noturno para assistir os animais com seus hábitos durante a madrugada.

A gente se satisfez muito passando uma manhã inteira na savana. Vimos praticamente todos os animais e ficamos bem contentes com tudo.

O que mais gostamos

A experiência de visitar o Etosha é indescritível. Você pode dar a sorte de ver quase todos os animais e pode não dar tanta sorte assim. Mas é muito provável que você consiga observar a maior parte das espécies do parque. E não são poucas. Nós vimos leões, rinocerontes, girafas, elefantes, zebras, hienas, gnus e vários outros bichos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

E eles são as estrelas do parque. Todo mundo vai para assistir os animais soltos na natureza selvagem, sem intervenção, o que é diferente em um zoológico. Nós visitamos no mês de dezembro e o calor estava castigando a região. Os rios ao redor secaram e a vida dos bichos pioram nesta época.

A estrada

Como disse nesta postagem aqui, fizemos um percurso bem longo entre o Norte e o Sul da Namíbia. Saímos de Windhoek e seguimos até o Etosha, nossa primeira parada no país. A estrada até o nosso hotel  foi tranquila e toda asfaltada, sem nenhum problema, diferente do caminho para Sossusvlei, que foi a maior parte em estrada de terra.

O motorista deve ficar bem atento com as blitz no caminho, pois é obrigatório parar em todas. Daí o policial vai avaliar se deve ou não exigir seus documentos. Em alguns casos pedem a carteira internacional de habilitação ou apenas te mandam seguir.

Nós alugamos nossa Hillux 4×4 no Brasil pela Rentcars. Tudo resolvido por aqui em Real, lá só tivemos o pequeno trabalho de pegar o veículo e seguir a estrada.

Outra coisa são os animais na pista, principalmente os javalis. Eles ficam comendo as plantas na beira da estrada e se deve ter muita atenção com eles, que cruzam a rua do nada podendo causar acidente. A dica é dirigir pela manhã, onde podemos visualiza-los com mais precisão.

Hotel

Nós ficamos hospedados no Toshari Lodge, estrategicamente perto do Parque Nacional do Etosha e também próximo ao vilarejo do povo Himba. O hotel oferece bastante conforto, com quartos grande, bom café da manhã e alimentação regional. Esteja preparado para comer no almoço, por exemplo, carne de caça. Javali, Ônix e cabras selvagens.

Apesar de estar longe das cidades grandes, tem Internet sem fio e boa opção de lazer. Uma piscina bacana e conectada com a natureza. O preço pode parecer um pouco salgado, mas valeu a pena pelo tempo que passamos pela região.

Comece agora o planejamento da sua viagem:

Faça sua reserva pela Booking e garanta as melhores promoções de hotéis. Se precisar de um carro, o lugar para cotar o melhor preço é na RentcarsSiga o Próximo Embarque nas redes sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo.

[Facebook] [Instagram] [Twitter] [Youtube]

 

Thiago Inter
Thiago Inter é jornalista de TV, já atuou em Assessoria de Comunicação, adora produzir documentários, fotografia e percorrer o mundo. Nascido em Brasília, DF, o jornalista já documentou muitas de suas andanças para ajudar outras pessoas. Para ele, uma aventura é sempre bem-vinda e a melhor viagem é a próxima, esperando sempre pelo próximo embarque.
http://www.proximoembarque.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.