16/03/2016

Mergulhando nas águas do Velho Chico


Uma das coisas que deveria estar na lista de todos os brasileiros: nadar nas águas do Rio São Francisco. Um dos maiores afluentes dos nosso país e de fama conhecida internacionalmente, ele fica ainda mais majestoso com o cenário dos Cânions do Xingó.

Você pode conhecer os Cânions do Rio São Francisco, também conhecido como Cânions do Xingó e Canindé de São Francisco, se estiver em Alagoas ou Sergipe. O lugar fica na fronteira destes dois Estados entre as cidades de Piranhas (AL) e Poço Redondo (SE).

Estes dois municípios também têm suas razões para serem visitados. Piranhas é uma cidade histórica e aconchegante. Conta com arquitetura portuguesa, ruas de pedrinhas e casinhas coloridas características, além de ser banhada pelo nosso majestoso Rio, criando um bonito cenário entre a cidade e as águas. Há, inclusive, um passeio que você pode fazer pela rota do cangaço e conhecer um pouco da vida de um personagem que deixou sua marca até os dias atuais. Segundo relatos históricos, foi diante à prefeitura de Piranhas que as cabeças de Lampião e seu bando foram expostas.


Já Poço Redondo tem sua participação forte na História do Brasil. Foi lá, na Grota do Angico,  que o conhecido cangaceiro Virgulino Lampião foi emboscado e morto, juntamente com parte do seu grupo. Apesar disso, o passeio começar em Piranhas, aliás, o grupo que matou o bando partiu deste município, por isso o passeio reconta como foi esta História que encerrou o reinado do cangaceiro.

Marco da morte de Lampião e seu bando. Passeio começa em Piranhas e segue cangaço adentro.

Independente da rota escolhida, está na hora de embarcar nas águas do Velho Chico. Começamos pegando um barco de uma empresa de turismo credenciada que faz este tipo de passeio. As paisagens são impressionantes a cada desfiladeiro que conhecemos. A junção deles abrindo caminho para o majestoso fluxo de água é de deixar qualquer visitante maravilhado com a natureza que se formou com o passar dos anos. Milhares de anos, podemos dizer.

Chegando ao Parque do Xingó

Uma espécie de catamarã te leva ao passeio pelo rio.

Ao final da visita, fomos até um local de banho no afluente. Os turistas param um pouco para mergulhar no rio. Alguns preferem ainda fazer uma trilha entre as grandes pedreiras com outros profissionais de caiaque, tudo oferecido previamente pelas empresas que operam estes passeios.



Por fim, mais uma daquelas viagens que fica na memória e mais uma página escrita no nosso diário de bordo. O lugar vale a pena ser visitado e, para mim, foi um sonho realizado.


--------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nós te ajudamos com esta postagem?
Então siga o Próximo Embarque nas Redes Sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo. 
Toda nossa obra é oferecida gratuitamente aos leitores que buscam auxílio diariamente.

[Facebook] [Instagram] [Twitter] [Youtube]

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © 2014 Próximo Embarque | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top
UA-66365035-1