27/08/2014

Como chegar e se locomover na Cidade do México

Vamos falar um pouco das nossas andanças pela cidade. Como se locomover e quais são as melhores opções. O metrô é o principal meio de transporte, servindo quase toda a região. Ao chegar ao aeroporto, alguns cuidados devem ser tomados para não gastar demais com o táxi.









Como já havia dito, o metrô da Cidade do México tem 250 quilômetros de extensão. Um gigante que corta quase todos os bairros e serve muito bem à população por um preço bem justo. Um bilhete custa $5 pesos, ou seja, algo em torno de R$ 0,90.

Quando chegamos ao Aeroporto BenitoJuárez, fomos atrás de um táxi para o hotel, pois a viagem cansativa nos fez desistir de pegar o metrô, apesar dele ligar o aeroporto a vários pontos da cidade.

Se fizer esta mesma opção, você deve ficar ligado. Tem vários estandes com várias empresas oferecendo o serviço. O certo é ter paciência para perguntar e pechinchar o preço, negociando um mais barato.

Caso escolha a aventura de metrô, a opção mais econômica para seguir para o centro ou outro bairro, ele fica no Terminal 1 - ala doméstica, Estação Terminal Aérea. Se sua chegada for Internacional (voos saídos do Brasil, por exemplo) provavelmente você cairá no Terminal 2. Apesar de ser longe um do outro, os terminais são ligados pelo Aerotrem, um pequeno metrô que faz a ligação entre eles. Para usar o Aerotrem o passageiro precisa mostrar um comprovante de que precisa ir ao outro terminal, um ticket ou e-mail com a passagem. O transporte é gratuito.

Aerotrem no aeroporto da Cidade do México
Uma das coisas mais impressionantes no sistema de transporte público na Cidade do México é como realmente funciona muito bem. Os horários dos trens, os vagões, a segurança e os lugares reservados para mulheres (aproveitem, meninas). Como em qualquer outro lugar do mundo, os trens, às vezes, ficam lotados, mas isso é o de menos, já que abrange toda a cidade e funciona.



Fico imaginando uma cidade, como São Paulo, não ter um serviço tão eficiente quanto este e como é difícil circular nas capitais brasileiras quando é preciso ir um pouco mais longe, ou usar o transporte público. Realidade não encontrada da Cidade do México.

Mapa do Metrô
A maioria dos museus, parques e ruas famosas têm estações próximas. Sendo dispensável pagar um táxi para rodar pela cidade. Os ônibus entre os bairros não têm trocador nem roleta e o pagamento da passagem é feito diretamente ao motorista.

O transporte intermunicipal é feito por várias empresas nos terminais rodoviários ligados ao metrô. San Lázaro é um deles. De lá partem ônibus de várias companhias para lugares como Mérida, Puebla, Valladolid e até Cancún. No aeroporto internacional, que também é interligado ao metrô, há um terminal de ônibus que oferece várias linhas com rotas para Cuernavaca, Puebla, Querétaro, Toluca, Pachuca e Córdoba.

Estação de Ônibus de San Lázaro.
Estação de Ônibus de San Lázaro.
Plus: Se precisar trocar dólar por pesos também vale uma boa andada no aeroporto, vários estandes oferecem preços bem diversificados e você não encontra muitas casas de câmbio pela cidade. ;)  

Curta o Próximo Embarque no Facebook: facebook.com/ProximoEmbarque

5 comentários:

  1. Olá Thiago,

    Em quanto tempo é feita a transferência entre os terminais pelo Aerotrem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, o tempo é de 20 minutos ou menos.

      Excluir
  2. Amigo, farei uma conexão na cidade do méxico de 12h, nosso voo tem previsão de chegada as 06h, será que da tempo para pegar o Aerotrem, pegar o metro e dar uma volta na praça zóculo, almoçar e voltar? sabe me dizer quanto tempo perderemos da chegada do avião até chegar a estação de metrô? Mostrar a passagem do nosso voo que chegou no terminal 2 nos dará direito a ir de aerotrem para o terminal 1? E a burocracia para entrar no voo que parte da cidade do méxico para Miami? Quanto tempo antes da hora preciso estar lá? Desde já grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samuel, acho que dá sim para dar um passeio pela cidade do México. Tem metrô que serve a cidade inteira, inclusive o aeroporto. Em 12 horas dá pra vc guardar umas 7 e rodar tudo e dá tempo de voltar. Sei que vc tem o direito de andar no aerotrem do aeroporto com a passagem, mas não sei se dá para ligar um terminal que não está previsto ir. Qualquer coisa, tem taxi no desembarque. Na volta do passeio, basta apresentar o voucher com destino a Miami que eles liberam o trem. A estação de metrô do Aeroporto é a Estação Aérea, que para em um dos terminais e vc segue a pé. Quando embarcamos de Brasília para Cidade do México, vice e versa, não houve burocracia. Foi até rápido. Não sei como é para Miami, mas se for pela Aeroméxico, a qualidade é ótima.

      Excluir
  3. Amigo obrigado pelas dicas, conversei com um pessoal no forum dos mochileiros também, e me indicaram na ida pegar o onibus que sai do terminal 2, por dois motivos, primeiro, o onibus sai direto dali e não vou precisar do aerotrem pra cruzar os terminais, segundo, vou chegar em um dia de semana e até desembarcar, fazer a imigração, vai ser mais ou menos umas 7 / 7:30 da manhã, o que é horário de pico por lá né, ai não me reconderam o metro, e sim o onibus pois é uma linha tranquila; Ai vou voltar pelo metro, pois pretendo voltar pelas 15h, que não é mais horário de pico, pego metro, chego no terminal 1 e uso o aerotrem pra ir até o terminal 2, Te agradeço pelas dicas e compartilho o que consegui la nos mochileiros porque a minha dúvida pode ser a dúvida de outras pessoas; Abraço.

    ResponderExcluir

Copyright © 2014 Próximo Embarque | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top
UA-66365035-1