Home>África>Roteiro: 5 dias viajando pela Garden Route
garden-route-rota-jardim-africa-do-sul-proximo-embarque

Roteiro: 5 dias viajando pela Garden Route

Não dá para falar em África do Sul sem falar nesse maravilhoso trajeto chamado Garden Route, ou Rota Jardim, em bom Português. Este itinerário é simplesmente um dos mais procurados pelos viajantes do país.

E não é para menos. Dirigir pelas bem cuidadas estradas desta região te leva a experiências únicas. Parques, montanhas, praias e lugares peculiares são observados em diversos cenários. Contrastes entre o frio e o calor, serras e mar, natureza e fazendas.

ponte-tsitsikamma-garden-route-africa-do-sul-proximo-embarque
Ponte Paul Sauer – na entrada do Tsitsikamma

Como começar

Para fazer um bom passeio por esta rota o ideal é alugar um carro, nós reservamos o nosso na Rentcars, com um valor bem mais atrativo. Fizemos o percurso com um Toyota Corolla, que foi um excelente custo-benefício.

africa-do-sul-rota-jardim-proximo-embarque-tsitsikamma-carro-alugado
Já com o nosso Corolla no parque nacional do Tsitsikamma.

Os viajantes costumam iniciar este itinerário a partir da cidade de Porto Elizabeth pegando um voo de Joanesburgo.

Aqueles que têm mais tempo disponível, usam o serviço de ônibus/shuttle Baz Bus, que busca no hotel e leva o passageiro até Cape Town, fazendo paradas em cada uma das cidades da Garden Route. Se você tem vontade de conhecer esse caminho e não quer dirigir, pode ser o ideal. Este planejamento é essencial para aproveitar esta viagem.

Nosso roteiro

Como as nossas viagens sempre são diferentes dos roteiros tradicionais, esta pela África do Sul também não foi diferente. Resolvemos partir de Joanesburgo de carro. Nada de pegar voo para Porto Elizabeth. Na nossa rota, nós incluímos conhecer também as outras cidades fora do turismo famoso do país. Portanto, passamos um dia em Bloemfontein, a capital judiciária da África do Sul.

africa-do-sul-rota-jardim-proximo-embarque-museu-bloemfontein
Mariana aproveitando a nossa parada em Bloemfontein para visitar o Museu de Arte da cidade.

Em seguida, entramos em Porto Elizabeth via terrestre e ficamos mais dois dias para conhecer as atrações da cidade e onde, de fato, começou a nossa aventura pela belíssima Garden Route.

Resolvemos dormir na nossa primeira cidade escolhida deste itinerário dentro da Garden Route, que foi a Tsitsikamma Village, um pequeno vilarejo bem aconchegante que conta com bons hotéis e um conjunto de lojinhas que incluem mercadinhos, restaurantes e até uma cervejaria artesanal. Apesar do verão, a região estava bem fria e nos fez por o casaco. Uma atração à parte.

africa-do-sul-rota-jardim-proximo-embarque-cervejaria-stormrivier

O caminho é simplesmente incrível. A África do Sul é um dos lugares que mais me chamou a atenção pela quantidade de cenários diferentes em tão pouco tempo.

O ponto alto deste caminho é o parque de Storm River. Lá tem trilhas magníficas, que passam por um cenário lindo, uma ponte suspensa onde o visitante a atravessa e observa o encontro entre o rio e o mar. Imagem que não consigo esquecer.

No dia seguinte dirigimos até Mossel Bay, um lugar que vale a pena visitar para quem gosta de praia. Aliás, a Santos Beach é ideal pela água morna, diferente de outras cidades praianas do país, que o mar costuma ser congelante.

africa-do-sul-mossel-bay-santos-beach
A bonita e bem movimentada praia de Santos, em Mossel Bay.

Passamos também por Stellenbosch, onde curtimos dois dias inteiros experimentando bons vinhos e a região bem acolhedora.

O final deste nosso roteiro pela Garden Route foi a Cidade do Cabo. Onde finalmente curtimos o final da nossa viagem pela África do Sul.

Onde nos Hospedamos

Durante este percurso ficamos em hotéis e também em pousadas residenciais, que são proprietários de casas comuns que transformam o lar em negócios, recebendo viajantes do mundo inteiro em quartos preparados pra isso. E esta foi umas das ótimas experiências que nós tivemos. Aproveitamos isso para conhecer moradores, suas culturas e experiências de viagens.

africa-do-sul-mossel-bay-hotel

Foi em Porto Elizabeth, por exemplo, que conhecemos um casal muito simpático e donos da Guest House Ascot Place. Um dos donos desta pousada é o Jefrey, que nos deu uma dica maravilhosa de um lugar que deveríamos conhecer: Agulhas. Uma cidade bem bonita, à beira-mar e tem algo muito peculiar nela. Lá é o ponto mais ao sul de todo o continente africano e este lugar separa o continente entre os oceanos Pacífico e Índico. Diferente do que a maioria acredita, o Cabo da Boa Esperança não é o ponto mais ao sul da África. Sinto muito pela decepção.

africa-do-sul-agulhas-ponto-mais-ao-sul-africa

Porto Elizabeth – Ficamos no Guest House Ascot Place. Um casal é dono da residência e eles resolveram transformá-la em Pousada. Bem localizada e confortável. Tem Wi-fi e café da manhã. O Jefrey é muito atencioso e tira todas as suas dúvidas de viagem, com a maior paciência do mundo, mostrando detalhes no mapa e até marcando o seu GPS.

Stormsrivier – Pegamos um friozinho bem gostoso nesta cidade rodeada de montanhas. Curtimos uma boa cerveja artesanal e caminhamos pelo pequeno centro que parece de interior. Nos hospedamos no At the Wood. Uma opção bem aconchegante, com linda vista, bom café da manhã, Internet e amplo estacionamento.

Mossel Bay – Recomendo muito ficar onde nós nos hospedamos, a Aqua Marina Guest House. A cidade é muito bonita, do hotel dá para ver o mar e a dona da pousada te recebe com bastante elegância e conforto. Os quartos são completíssimos, observado cada detalhe e a cidade é uma ótima pedida para quem curte praia e bons restaurantes à noite.

Stellenbosch – Há várias vinícolas na cidade para você se hospedar e aproveitar as degustações dos mais variados e premiados vinhos sul-africanos. Nós optamos por ficar na Spier, indicação de um casal de amigos e de reviews na Internet. O espaço é gigantesco e a degustação de vinhos é sensacional. Uma aula sobre estas bebidas dos deuses. (Veja aqui como foi nossa experiência em Stellenbosch).

Cidade do Cabo – No final da nossa viagem resolvemos ficar no Park Inn by Radisson. Hotel bem bonito e localizado no centro. Perto das principais atrações da cidade como o Waterfront. Fizemos a reserva com o café da manhã pago. Tem um estacionamento seguro, que é bem importante para as redondezas. Nós gostamos muito do restaurante no topo, um bom jantar com uma bela vista.

africa-do-sul-jantar-hotel-roof-restaurant

Aproveite sua viagem! Pesquise quais cidades podem ser mais atrativas para você enquanto percorre a Rota Jardim para dormir ou somente para passear durante o dia. A experiência será inesquecível.

Comece agora o planejamento da sua viagem:

Faça sua reserva pela Booking e garanta as melhores promoções de hotéis. Se precisar de um carro, o lugar para cotar o melhor preço é na Rentcars.

Siga o Próximo Embarque nas redes sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo.

[Facebook] [Instagram] [Twitter] [Youtube]

Thiago Inter
Thiago Inter é jornalista de TV, já atuou em Assessoria de Comunicação, adora produzir documentários, fotografia e percorrer o mundo. Nascido em Brasília, DF, o jornalista já documentou muitas de suas andanças para ajudar outras pessoas. Para ele, uma aventura é sempre bem-vinda e a melhor viagem é a próxima, esperando sempre pelo próximo embarque.
http://www.proximoembarque.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.