Home>Dicas>Como tirar a carteira de vacinação internacional on-line
proximo embarque foto anvisa certificado febre amarela

Como tirar a carteira de vacinação internacional on-line

Uma boa notícia chama a atenção dos viajantes de plantão. A Anvisa diminuiu – e muito – a burocracia para quem precisa fazer a carteira de vacinação internacional que é exigida por vários países, principalmente, contra a Febre Amarela. Então, como este procedimento agora está disponibilizado através da Internet, fizemos um tutorial para facilitar a vida de quem vai viajar ao exterior e precisa emitir um novo documento.  Por que você precisa de ter em mãos este documento? Países como Panamá e África do Sul estão apertando o cerco e cobrando a apresentação dele.

Passo-a-passo

Inicialmente você deverá acessar o Portal do Cidadão  do Governo Federal e efetuar um cadastro simples, com CPF, Nome completo, e-mail e verificar a caixinha do Capctha. anvisa cadastro certificado vacinacao proximo embarque. 

Na próxima tela, haverá opções para provar sua identidade, apenas clique nas confirmações, dia de nascimento, mês, ano, ou opções que podem aparecer que confirmem sua identidade. O próximo passo é ir até sua caixa de e-mail e clicar no link que eles te enviaram pelo e-mail do “naoresponda-ecidadao“.

Ao clicar no link você será encaminhado à tela onde preencherá seu CPF novamente e criará uma senha  de acesso que será sua credencial de entrada no portal, sempre que precisar acessá-lo. anvisa cadastro certificado vacinacao proximo embarque 9

Ao finalizar este cadastro, novamente você será encaminhado para a tela de login. Entre com seu CPF e senha recém criados e passe ao próximo passo. Acesse o site www.servicos.gov.br e você poderá já fazer a emissão do CIVP – Certificado Internacional de Vacinação como está destacado na tela abaixo. anvisa cadastro certificado vacinacao proximo embarque 9  

No próximo passo você deverá ter em mãos o comprovante de vacinação contra febre amarela que você recebe ao tomar a dose em um posto da rede pública ou privada para poder solicitar seu comprovante internacional. Basta clicar em solicitar para iniciar o processo. anvisa cadastro certificado vacinacao proximo embarque 9

Preencha todos os dados pedidos na tela: data de nascimento, sexo, estado e cidade. Além disso, anexar uma foto do documento pedido que você selecionou, Carteira de Identidade, CNH ou Passaporte. Depois de subir a foto do documento, clique em “adicionar na tabela” e em “avançar”. anvisa cadastro certificado vacinacao proximo embarque 9  

Selecione o tipo de vacina, digite o lote e a data escritas no seu cartão. Fotografe frente e verso do seu cartão de vacinação recebido pelo estabelecimento que você foi vacinado e clique em “enviar solicitação”. anvisa cadastro certificado vacinacao proximo embarque 9

Após enviar sua solicitação, o sistema prevê cinco dias úteis para análise. Caso seja aprovada, você deverá voltar ao site www.servicos.gov.br e, no próprio sistema, (com seu login e senha) aparecerá seu certificado na aba “minhas solicitações”. Aí é só clicar no seu documento e imprimir. anvisa cadastro certificado vacinacao proximo embarque 9  

Siga algumas dicas

  • Antes de fazer uma viagem internacional, verifique se o país de destino obriga o viajante a apresentar o Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela e evite problemas.
  • Se você está no grupo que não pode ser vacinado, peça ao seu médico que emita um laudo comprovando que você não pode tomar a vacina e procure um posto da Anvisa (geralmente nos aeroportos) para retirar um documento de isenção da vacina.
  • A OMS já define que você precisa ser imunizado uma única vez. Portanto,se você já tem o certificado internacional, mesmo com o prazo de validade vencido, não será necessário pedir outro documento ou tomar outra dose.
  • Se você perdeu seu cartão de vacina regional (necessário para emitir o internacional) você deve procurar o posto que tomou a vacina para retirar uma segunda via ou procurar um posto da Anvisa.

 

Países que exigem o certificado internacional

No site da Anvisa há uma lista com todos os países que exigem a vacinação contra Febre Amarela, procure informações sobre eles.  


Comece agora o planejamento da sua viagem:

Faça sua reserva pela Booking e garanta as melhores promoções de hotéis.

Se precisar de um carro, o lugar para cotar o melhor preço é na Rentcars.

Siga o Próximo Embarque nas redes sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo.

[Facebook] [Instagram] [Twitter] [Youtube]

Thiago Inter
Thiago Inter é jornalista de TV, já atuou em Assessoria de Comunicação, adora produzir documentários, fotografia e percorrer o mundo. Nascido em Brasília, DF, o jornalista já documentou muitas de suas andanças para ajudar outras pessoas. Para ele, uma aventura é sempre bem-vinda e a melhor viagem é a próxima, esperando sempre pelo próximo embarque.
http://www.proximoembarque.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.