Home>África>O que fazer em Pretória, África do Sul
Pretória - Capital da África do Sul

O que fazer em Pretória, África do Sul

A África do Sul é um país interessante,  a começar pela peculiaridade de ter três capitais distintas. Pretória é, por exemplo, a sede do poder executivo do país. Um lugar que é importante conhecer, uma vez que é bem perto de Joanesburgo, que é um destino mais conhecido na região.

Fundada em 1855 por uma liderança Voortrekker, hoje, a Pretória é também sede do poder executivo da África do Sul e tem muita História para contar. E esta viagem nos ajuda a entender um pouco mais da composição do próprio povo sul-africano. Veja alguns lugares que visitamos para entender bem o que significa este lugar emblemático.

Freedom Park

Para mim, é o lugar mais importante em Pretória, simplesmente obrigatório em qualquer roteiro. O parque é gigantesco e conta com um memorial dos mortos da Segunda Guerra Mundial, um espaço da chama eterna, anfiteatro, entre outros espaços.

A missão da instituição é bem clara: “Proporcionar um destino patrimonial pioneiro e fortalecedor, a fim de mobilizar a reconciliação e a construção da nação em nosso país; refletir sobre nosso passado, melhorando nosso presente e construindo nosso futuro como uma nação unida; e contribuir continental e internacionalmente para a formação de um melhor entendimento humano entre nações e povos”. 

Passar uma manhã no local é importante para um bom descanso, visitar as instalações externas e, logo após, ir até o Hapo Museu, que falaremos a seguir.

Museu Hapo

Este museu fica dentro do gigantesco Freedom Park. As coleções que estão nele contam boa parte da História da África do Sul. Destaca a importância do ex-presidente Nelson Mandela no caminho para redemocratização do país e te dá um bom panorama da formação da sociedade desta região, as colonias, imposições culturais e até o conflito pelas terras. 

Já na entrada, uma frase escrita em Khoi, dialeto africano, exibe um dos provérbios mais forte entre as comunidades do país. “Um sonho só é um sonho quando é compartilhado com toda a comunidade”. 

Esta mensagem já te trasporta pelo espírito de solidariedade que busca a instituição. E um passeio pelas instalações já te transporta pela cultura moderna de artistas locais, frases fortes sobre o domínio colonial, a repressão do Apartheid e o caminho de união que transformou todo este país. Um dia emocionante.

www.freedompark.co.za

museu-hapo-africa-do-sul-pretoria-proximo-embarque

 

Voortrekker Monument

Uma gigantesca obra esculpida em mármore para homenagear os imigrantes Neerlandeses e Boeres que saíram das regiões mais ao sul do país para povoar o interior, dando origem à Pretória. A obra começou a ser construída em 1937, a empreitada terminou em 1949.

Com traços arquitetônicos ao estilo europeu, o monumento tem 40 metros de altura e pode ser vista de longe, dá para notar de longe. Por dentro, há seções que exibem várias partes da História desta imigração. Salões que são separados por andares e imagens esculpidas por fora e por dentro com finos traços realistas, um trabalho de arte muito bem feito.

Voortrekker Monument-pretoria-africa-do-sul

Aos pés do Monumento ergue-se a escultura de bronze de uma mulher Voortrekker de Anton van Wouw e seus dois filhos, homenageando a força e a coragem das mulheres Voortrekker que carregaram seus familiares neste movimento migratório.

O complexo inteiro é composto por várias homenagens aos Voortrekker. Apesar deste monumento estar localizado em Pretória, a ideia é homenagear os descendentes holandeses (boeres) que migraram de várias partes da África do Sul após conflitos com os colonizadores britânicos.

Union Buildings  

O prédio e o seu nome já se encaixam bem em seu contexto. Lá se encontra a sede do poder executivo e representa a união do povo sul-africano. Inicialmente, o prédio que é sede do governo e também residência oficial, foi construído para demonstrar a união entre os colonos ingleses e os boeres.

Logo após a morte de Nelson Mandela (2013) uma estátua do líder sul-africano também teve espaço nos jardins do complexo. Ela foi construída virada para a cidade, de braços abertos, uma homenagem ao que ele representa.

union-buildings-africa-do-sul-pretoria

Museu de Ciência e História Natural

Assim que chegamos na cidade avistamos este museu. Ele é bem recomendado para crianças e adultos que gostam de História Natural. Estão expostas coleções de animais empalhados, insetos e um pouco da História da humanidade. Do lado de fora, há réplicas de algumas fósseis de dinossauros. O lugar fica em frente à sede da prefeitura.

Como rodar em Pretória

Minha impressão não foi das melhores quando o assunto é segurança em caminhar pelas ruas de da cidade. Nós chegamos de Gautrain, uma espécie de metrô que liga Joanesburgo a Pretória. A caminhada do nosso hotel em Braainfontein até a estação já foi complicada pela sensação de falta de segurança e optamos usar o Uber. Usamos o  aplicativo adicionando as corridas durante o percusso entre as atrações. Não ficou caro e foi uma forma bem interessante de rodar os lugares. 

Outra forma de chegar à capital partindo de Joburg é de carro. Muita gente vai e acha a experiência tranquila. Há lugares com estacionamento fácil, os que não tem geralmente contam com os flanelinhas ou serviços pagos para guardar o veículo.

 

Mapa

Comece agora o planejamento da sua viagem:

Faça sua reserva pela Booking e garanta as melhores promoções de hotéis. Se precisar de um carro, o lugar para cotar o melhor preço é na Rentcars. Siga o Próximo Embarque nas redes sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo.

[Facebook] [Instagram] [Twitter] [Youtube]

Thiago Inter
Thiago Inter é jornalista de TV, já atuou em Assessoria de Comunicação, adora produzir documentários, fotografia e percorrer o mundo. Nascido em Brasília, DF, o jornalista já documentou muitas de suas andanças para ajudar outras pessoas. Para ele, uma aventura é sempre bem-vinda e a melhor viagem é a próxima, esperando sempre pelo próximo embarque.
http://www.proximoembarque.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.