Home>Américas>Como ter a isenção do imposto IVA na Argentina
arnetina iva isencao proximo embarque

Como ter a isenção do imposto IVA na Argentina

Se você está pensando em visitar a Argentina saiba que o turista brasileiro tem isenção sobre o IVA (imposto sobre valor agregado) em reserva de quartos em hotéis e também no café da manhã destes estabelecimentos e te contamos aqui como aproveitar este desconto.

Os hermanos saíram na frente quando o assunto é atrair mais gente para aquecer o motor do turismo, que cresce como ferramenta que faz entrar dinheiro no país. Para aumentar ainda mais o interesse dos viajantes, o nosso vizinho resolveu liberar os turistas de pagarem o IVA, imposto que é adicionado sobre os serviços de hotéis e café da manhã destes estabelecimentos, tributo similar ao nosso ICMS.

Digamos que você fez sua reserva de hotel pela Booking. O site não coloca o valor do IVA na tarifa final. Este valor só será adicionado quando você fizer o check-out. A partir daí, basta que você faça o pagamento pelo cartão de crédito internacional que este imposto não será cobrado. Mas, mesmo assim, você deve checar na fatura se não estão te cobrando este valor.

Aproveite as promoções da Rentcars e alugue um carro pela Argentina.

Mas vale a pena pagar com cartão de crédito?

Faça a seguinte conta. O Valor cobrado do imposto argentino é de 21% e o valor de IOF do seu cartão é aproximadamente 6,38% (Jan 2019). Sendo assim, mesmo com nosso “querido” IOF, será mais barato pagar com o cartão de crédito, já que você ainda terá economia final de 14%. Lembrando que seu cartão de crédito deve ter sido emitido fora da Argentina ou, em caso de transferência bancária, a conta deve estar fora dos limites daquele país.

Como aproveitar?

Se você fez sua reserva por algum site de hospedagens e já fechou o pagamento através dele, deve verificar se eles não não estão fazendo a cobrança. O mesmo vale se você fez pelo site do próprio hotel. Em caso de dúvida, pode entrar em contato diretamente com o estabelecimento para via e-mail ou telefone.

Usando a Booking:

Veja a mensagem que aparece ao quando você faz sua reserva pela Booking: “O preço está sujeito a 21% de ISS. Hóspedes estrangeiros que pagarem com cartão de crédito, débito ou transferência bancária são isentos deste imposto ao apresentar o passaporte estrangeiro ou identificação estrangeira juntamente com um documento entregue pela autoridade nacional de migração, se aplicável”.

Sendo assim, além do cartão, no momento do check-out você precisa comprovar que é turista, com seu passaporte ou documento de imigração demonstrando que está viajando pelo país há menos de 60 dias. Conheça conosco alguns lugares interessantes para visitar em Buenos Aires e como é andar pelo Carminito.

Lembre-se que a isenção também vale se você consumir café da manhã no hotel, mas não vale para as despesas extras como almoço, jantar, passeios. Também não vale, pelo menos hoje em dia (2019), para casas de aluguel de temporada, a não ser que sejam inscritos no órgão de arrecadação de impostos da Argentina.


Comece agora o planejamento da sua viagem:

Faça sua reserva pela Booking e garanta as melhores promoções de hotéis.

Se precisar de um carro, o lugar para cotar o melhor preço é na Rentcars.

Siga o Próximo Embarque nas redes sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo.

[Facebook] [Instagram] [Twitter] [Youtube]

Thiago Inter
Thiago Inter é jornalista de TV, já atuou em Assessoria de Comunicação, adora produzir documentários, fotografia e percorrer o mundo. Nascido em Brasília, DF, o jornalista já documentou muitas de suas andanças para ajudar outras pessoas. Para ele, uma aventura é sempre bem-vinda e a melhor viagem é a próxima, esperando sempre pelo próximo embarque.
http://www.proximoembarque.com

12 thoughts on “Como ter a isenção do imposto IVA na Argentina

  1. Olá Thiago, tudo bem? Sobre locação de veículos na Argentina também há a isenção do IVA?

  2. Boa tarde! Gostaria de saber se este novo governo argentino alterou a legislação do IVA ou se as regras ainda são as mesmas ?

    1. Olá! Por enquanto não há notícia de revogação ou alteração sobre o imposto. Continua valendo.

  3. Olá! Sabe me dizer como funciona o IVA para restaurantes e lanchonetes? Há desconto para pagamento no cartão de crédito (como no Urruguai)? Obrigada!

  4. Se eu ja pagar minha hospedagem aqui no Brasil, mas com cartao de credito internacional, ainda sim, terei a cobranca do imposto ou serei isenta? Quero fazer a reserva pelo Hoteis.com, mas eles ja fazem a cobranca no cartao.

    1. Julyana, pelo menos pelo que diz no site da Hotéis.com, eles já fazem a cobrança sem o IVA que também tem o nome de VAT. Diz assim: “Incluindo impostos e taxas, exceto o VAT.” Ou seja, ao pagar pela Hoteis,. você já vai ter pago toda a hospedagem sem o imposto.

  5. Boa tarde! O pagamento com cartão de crédito (ou débito) utiliza-se do câmbio oficial ou azul? Pergunto isso porque penso em fazer uma viagem de carro e existe a opção, que dá mais trabalho, mas pode ser mais em conta, que é levar dólares e pesos e buscar in loco o hotel.

    1. Sérgio, toda transação feita por cartões de crédito ou débito são feitas pelo câmbio oficial. Eu prefiro trocar real lá pelo câmbio blue, porém, tenha cautela para trocar e evite as pessoas que trocam na rua. Prefira fazer isso mas galerias, naquelas lojas de moeda. Menos risco de golpe. Mas hoje vale é o blue. O oficial vc vai gastar mais.

  6. Olá! Se eu alugar um apartamento de temporada pelo Booking eu estarei sujeito ao IVA, ou essa regra de isenção só se aplica para hotéis? Obrigado!

    1. Ola, Marcelo. Turistas estrangeiros tem a isenção do imposto IVA (21%) nos hotéis e alojamentos (pousadas, hostels e similares) na Argentina (exceto nos imóveis particulares de temporada tipo Airbnb)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.