Home>Brasil>Estou indo para Amazônia. E agora?

Estou indo para Amazônia. E agora?

 Sempre que vamos fazer uma viagem aparece um tanto de dúvidas. Se você vai passar frio, se vai fazer calor no lugar visitado ou quais os itens fundamentais para a sua estadia. Nesta postagem, nós listamos o essencial levar e fazer quando você for visitar a Floresta Amazônica.

Como já postamos aqui, nossa última aventura foi pela Amazônia. Um passeio incrível e que mereceu todo nosso cuidado na hora de preparar a mala. Se você pretende embarcar em Manaus e também passar alguns dias na floresta, vale a pena ler nossas dicas e aproveitar ainda mais a sua viagem.

1 – Uma agência de passeios

Vamos logo ao que interessa! Como diz a minha avó – Nada de se aventurar “no mato” sem ajuda de uma empresa séria e que já tem parceria com vários colaboradores locais. Pessoas que conhecem a região e sabem bem em lidar com emergências. Além disso, que faça o trajeto com segurança, obedecendo todas as normas. Nós fizemos esta viagem com o pessoal da Iguana Tour e podemos recomendar sem medo de errar. Então, tome esta precaução e dê preferência à sua segurança.

2 – Mochila

Você vai entrar na mata, caminhar bastante e até pode acampar. O ideal é que leve uma mochila para facilitar o trajeto. Se for a Manaus, veja a possibilidade de deixar a mala no hotel e ir até a floresta usando somente a mochila. Vai facilitar muito o transporte dos seus pertences.

estou indo para amazonia
Uma mochila leve com o essencial

3 – Capa de chuva

Chove muito no Amazonas, quase todos os dias. Para não ser surpreendido por um daqueles dilúvios na hora de se locomover na floresta, uma capa pode te ajudar muito. Nós reparamos que muita gente não levou e ficou muito encharcado, a gente se deu bem nisso. Prepare-se para chuvas esporádicas e imprevisíveis durante sua estadia.

estou indo para amazonia
A chuva nos pegou de surpresa no meio da viagem de barco.

 4 – Saco estanque impermeável

Se a sua mochila não for daquelas caríssimas impermeáveis, você pode optar em levar também um item deste. Você poderá colocar seus equipamentos fotográficos protegidos das fortes chuvas ou até de um contato com a água dos rios. Faz a diferença para manter sua câmera protegida. Você guarda o equipamento dentro do saco e o coloca na mochila, sem ocupar espaço.

estou indo para amazonia

5 – Botas de caminhada

Opte pelas botas de cano mais alongado e que sejam próprias para longas caminhadas que você terá que pisar em lama, água, etc. Evite, ao caminhar na selva, usar chinelos ou tênis de academia.

6 – Roupas leves

Uma peça do vestuário que pode ser essencial é uma calça de tecido leve. Dê preferências àquelas que são impermeáveis ou que não absorvam tanto a água. Protege dos mosquitos e outros animais peçonhentos. Existem também aquelas camisas com proteção UV. Se não puder, opte sempre pelas roupas claras.

7 – Roupa de frio

Se for fazer o acampamento na selva, recomendo que leve uma casaco para passar a noite. Pode fazer frio durante a madrugada na floresta e você vai estar mais protegido. Apesar disso, o clima é muito quente no Amazonas durante o dia. Se houver uma queda brusca de temperatura, você não passará perrengue.

estou indo para amazonia
A nossa cabana sem paredes. Muita gente reclamou do frio da noite.

 

8 – Lanterna

Usamos muito durante nosso acampamento. Quando você tem que se afastar do local para ir ao “banheiro” da selva será importante levar uma lanterna para enxergar o seu caminho. Acredite, é tudo muito escuro.

9 – Repelente e protetor solar

Você já deve ter ouvido que há muitos mosquitos na selva. Melhor levar um bom repelente para se livrar deste bichos. Recomendamos que você invista neste item, não compre os mais baratos e pesquise qual pode resolver mesmo. Nós utilizamos um que custou em torno de 60 reais, mas resolveu muito. Já levamos de uma marca barata ao Pantanal e o resultado foi muito ruim.

Além disso, como faz calor quase que o tempo inteiro na região, é bom sempre passar protetor solar e evitar insolação ou queimaduras por exposição ao sol.

estou indo para amazonia
Usamos esta marca. O preço foi salgado mas valeu a pena

10 – Câmera resistente ou à prova d’água

Muitas atividades são feitas debaixo de chuva ou nos rios. Melhor aproveitar para registrar o máximo de coisas possíveis. A gente levou nossa câmera que tem caixa estanque, que rendeu muitas fotos e vídeos legais. Muita vezes não foi possível tirar a câmera profissional da mochila por causa da água que caia ou quando íamos ter acesso aos rios. Por isso, é registro garantido.

11 – Camelbak

Você vai precisar se hidratar muito! A gente levou nosso camelbak e valeu muito a pena. Você coloca água em um reservatório que vai direto pra uma mochila. Facilita muito na hora de beber água e dá para transportar alguns litros a mais que uma simples garrafinha. Ocupando menos espaço, também. Recomendamos muito, você vai caminhar e se hidratar é preciso.

estou indo para amazonia

——————————————————————————————————–
Nós te ajudamos com esta postagem?
Então siga o Próximo Embarque nas Redes Sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo. 
Toda nossa obra é oferecida gratuitamente aos leitores que buscam auxílio diariamente.

[Facebook] [Instagram] [Twitter] [Youtube]

Thiago Inter
Thiago Inter é jornalista de TV, já atuou em Assessoria de Comunicação, adora produzir documentários, fotografia e percorrer o mundo. Nascido em Brasília, DF, o jornalista já documentou muitas de suas andanças para ajudar outras pessoas. Para ele, uma aventura é sempre bem-vinda e a melhor viagem é a próxima, esperando sempre pelo próximo embarque.
http://www.proximoembarque.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.