12/01/2017

Vantagens de conhecer a Europa no inverno!


É muito comum ver os amigos se empolgando para visitar países do Velho Continente durante o verão europeu. Dá até pra entender o porquê: calor digno de Brasil, praias lotadas e cidades floridas. Mas também existem vantagens em viajar pra lá no inverno! Confira as dicas que ninguém te conta!
Por Thiago Inter

Eu já tive a oportunidade de visitar a Europa algumas vezes. No frio, com temperatura amena e também no calor. O que posso tirar desta experiência é que muita gente não fala das vantagens de ir durante o inverno, principalmente, no início dessa estação.

Baixa temporada

Geralmente, durante o inverno europeu, a palavra mágica é "baixa temporada". E isso significa muita coisa: museus mais vazios, atrações com filas menores e mais tempo para circular nas cidades, mesmo com os dias menores típicos desse período.

Aliás, esse é um detalhe importante: nos países europeus, durante o inverno, o dia demora a clarear (o que, normalmente, só ocorre lá para as 8 da manhã) e a luz baixa muito cedo, sendo que por volta das 16h já fica bem escuro.

Parece 19h, mas ainda são 15h em Dresden no começo do inverno

Mas mesmo com os dias curtos no inverno você ganha tempo já que há menos turistas sedentos pelas principais atrações. Um exemplo clássico desse fenômeno que eu posso dizer com firmeza? Vamos lá! Em maio de 2010, no início do verão europeu, eu fui a Paris e visitei o Louvre. Façanha que repeti recentemente, em novembro de 2016.

Ao fundo, o Louvre lotado no mês de maio e começo da alta temporada (Maio 2010).

Viu a diferença? (Novembro 2016)

Resultado: na minha primeira visita, em maio de 2010, quase não consegui me aproximar do quadro da Mona Lisa, que estava sendo disputado aos tapas pelos visitantes. Na primeira viagem pensei que a superlotação se devia ao fato de A Gioconda ser o quadro mais famoso do Louvre e do Leonardo da Vinci ser um dos maiores nomes no Renascimento.

Nada disso. A explicação é bem mais simples. Hoje, depois de passear pela Europa no inverno, sei que minha dificuldade de chegar perto do famoso quadro do sorriso enigmático foi porque a data da visita foi próxima da alta estação.

Mona Lisa: Desta vez, deu certo.

E olha que eu fui em maio. Imagina como é em julho? Já em novembro, com aquele frio que assusta turista, a diferença é gritante. Tanto no Louvre quanto em outros museus. Afinal, além do número reduzido de turistas, os cidadãos europeus, nessa época, aproveitam para viajar para regiões quentes. Dos que ficam, muitos preferem não sair de casa e a maioria evita expor as crianças ao vento gelado. Por isso o esvaziamento.

Promoções

Férias, alta temporada e, principalmente, os feriados natalino e de ano novo causam um aumento absurdo nas passagens aéreas, hotéis e atrações turísticas. Portanto, viajar para a Europa no início do inverno pode te render uma boa economia, principalmente na compra da passagem. E isso por si só é uma grande vantagem já que o item, geralmente, é o mais caro!

Passagem de Berlim a Paris por apenas R$ 180,00 na baixa temporada

E não são só as companhias aéreas que vão atrás de turistas nessa época do ano não. Redes consagradas de hotéis na Europa fazem muitas promoções para atrais hóspedes nesse período em que não há muita procura. Portanto, fique atento!

Você também aproveita a neve

Na Europa, inverno, inverno mesmo, é a partir de dezembro. Mas em alguns lugares pode começar a nevar em novembro. Foi o que presenciamos dessa vez em Viena. Chegamos na cidade no dia 12, depois de passarmos um frio de 8 graus Celsius em Paris. Para a nossa surpresa ao aterrizarmos, da janela do avião, já conseguimos ver os flocos caindo!



Sabíamos que seria ainda mais frio na Áustria mas nunca imaginamos que iríamos ver neve na capital austríaca nesse período! E foi uma experiência incrível! Deixou nosso passeio por Viena ainda mais charmoso!

Surpresa! Neve na chegada a Viena.
Foi a chance perfeita de usar aqueles belos casacos abandonados há tempos no guarda-roupas... E com os acessórios e vestuário certos, aproveitamos com estilo o inverno! Além de não termos passado frio, conseguimos aproveitar mais as belíssimas cafeterias, espalhadas não só por Viena. As famosas bebidas quentes nos ajudaram a superar as baixas temperaturas e foram a desculpa perfeita para conhecermos mais da gastronomia local.

Além disso, vários países como a França, por exemplo, contam com estações de esqui. Viajar no inverno europeu pode ser a sua oportunidade de curtir uma aventura bem diferente nas férias!

Feiras de natal

Já no começo de novembro, as praças de muitas cidades européias são tomadas pelas famosas feirinhas de natal. E esses eventos são muito especiais para os moradores e os turistas, como pudemos presenciar em Viena, na Áustria. Saímos de lá encantados pelo artesanato local, doidos para levar tudo na mala! Tradição que faz dessa viagem de inverno ainda mais iluminada!

Como já mostramos, a tradicionais feirinhas vendem os melhores artesanatos da região

Afinal, nada se compara às preparações natalinas das principais cidades do Velho Continente! Em Berlim, então, a decoração chama atenção de quem passa! Impossível ficar inferente e não se encantar! Dica: aproveite essas feirinhas para conhecer mais da cultura local e para degustar as comidas típicas acompanhadas, claro, de uma deliciosa bebida quente.

Fugir do calor

Não é novidade para ninguém: quando está calor no Brasil, está frio na Europa. Outro fato incontestável é o de que há quem não goste do calor.  Se você é daquele que não suporta o calor latino-americano, fuja para Europa no frio e aproveite o que essa estação tem a oferecer.

Mariana aproveitando o frio

Além de tudo o que já falamos, você ainda pode comer um pouco mais sem sentir culpa, já que no frio nosso metabolismo trabalha mais e o nosso organismo "queima" essas calorias ingeridas a mais com muita facilidade.

Tem romance

E não é livro, nem dica de auto-ajuda... É fato: viajar a dois no inverno é muito mais romântico! Aproveite o frio da baixa temporada europeia pra ficar ainda mais junto do seu amor! Tem desculpa melhor que essa?



--------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nós te ajudamos com esta postagem?
Então siga o Próximo Embarque nas Redes Sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo. 
Toda nossa obra é oferecida gratuitamente aos leitores que buscam auxílio diariamente.

[Facebook] [Instagram] [Twitter] [Youtube]

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © 2014 Próximo Embarque | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top
UA-66365035-1