Home>Dicas>Tentando fugir da alta do Dólar

Tentando fugir da alta do Dólar

Muita gente já marcou a viagem para fora do Brasil e se viu em uma situação difícil. Este post vai tentar amenizar a sua situação e dar dicas para aproveitar roteiros que fujam desta crise anunciada.

De tempos em tempos, vemos a moeda norte-americana subir e descer como uma montanha-russa. Tudo depende do cenário político que estamos vivendo, da credibilidade do país diante dos investidores, além de outras tantas crises internacionais que podem fazer o Dólar disparar ou cair de vez. Em 2005 vivemos cenário onde US$1,00 chegou a custar mais de R$4,00. Ruim para o Brasil (que faz muita importação), pior para o trabalhador que também paga o preço (consumo de produtos importados pelo país, viagens, etc).

Porém, esta crise pode ser diminuída no bolso de quem ainda resiste e quer viajar. Vamos às dicas! 

– Divida o risco

“Já comprei minha passagem e estou viajando para os Estados Unidos. E agora?”

A dica é comprar Dólares em lotes, ou seja, em partes até completar o montante desejado. Assim, você vai amenizar os gastos, caso aumente e você perca o preço baixo. Baixou um pouco? Compre um lote de moedas. O contrário também pode acontecer, mas analisando o momento atual, você diria que o Dólar pode abaixar rápido? Em momentos assim, vivenciados pelo Brasil, o certo é adiantar a compra. A perda pode ser menor que comprar de uma vez ou esperar demais. O contrário também pode acontecer. Você compra tudo de uma vez e a moeda cai drasticamente. Você também perde. Porém, dividindo o risco e comprando em lotes, você perde menos.

 

– Evite o cartão de crédito

Lembre-se que a fatura do seu cartão tem uma data para ser fechada e eles utilizam a cotação do Dólar no dia deste fechamento. Regra que será mudada em março de 2020. Ou seja, você passará a pagar a cotação do dólar no momento da compra, na minha opinião, menos mal para o viajante, que vai saber o preço que está pagando pela compra. Outra coisa, entre em contato com a administradora do cartão para ver se já existe esta opção e pagar a cotação do dia e não do fechamento. Lembre-se que toda a cotação feita é em dólar, mesmo em viagens fora dos EUA, antes desta mudança de pagamento de cotação, monitore a moeda americana e opte por pagar a fatura antes do vencimento ou no dia. Por exemplo, se sua fatura vence no dia 8 de cada mês mas fecha no dia 25, monitore o comportamento do Dólar neste período e, caso abaixe a cotação, pague a fatura antes, com a cotação menor do dia. Outra coisa é ver qual a cotação do seu cartão. Existem bancos que cobram mais próximos ao Dólar Comercial, tem bancos que cobram bem mais. Avalie qual o valor que o seu banco converte a moeda americana. Há distorções absurdas neste caso.

– Produtos lá fora ficam mais caros

Veja se vale a pena comprar algumas coisas com a alta atual. Muitos aparelhos eletrônicos, roupas e acessórios acabam ficando mais caros em outros países ou com pouca diferença. Você pode encontrar valores mais acessíveis no Brasil ou com o mesmo preço. Com a vantagem que você ainda pode financiar sem juros aqui. Alguns equipamentos eletrônicos precisam ser homologados no Brasil e outros não tem funcionamento perfeito em nosso país, pesquise sobre isso. Drones, celulares, entre outros podem cobrar homologação no Brasil e saírem mais caro. Outra coisa são os problemas com a alfândega na hora de voltar, fique atento às regras..  

– Amigos voltam com Dólar

Veja se seus amigos estão voltando de viagem com Dólares. Você pode aproveitar a “camaradagem” deles para te vender as notas que sobraram  por um preço mais acessível. Pode ser que concordem negociar pelo valor que compraram (caso a moeda tenha aumentado). Ou um valor sem as taxas das casas de câmbio.

– Gastar o necessário

Mude seus hábitos de consumo para aproveitar melhor a viagem. Evite gastos fúteis, inclua restaurantes e hospedagens mais baratos. Os supermercados podem ser uma melhor opção para viajantes econômicos em vez de restaurantes caros e que cobram taxas de serviço. O transporte público também ameniza os gastos em comparação aos táxis. Hoje em dia o Uber também têm sido uma boa opção em países que não contam com bom serviço de transporte público e os táxis são caros.

– Pagar hotéis no Brasil, com moeda brasileira

Reservar hotel no Brasil e pagar em Dólar no hotel pode ser arriscado. Opte por pesquisar e pagar as diárias em sites brasileiros com cotação em Real. Evita sustos na hora que chega a fatura.

– Trocar dinheiro no destino

Muitas casas de câmbio no exterior podem ter taxas mais interessantes que as brasileiras. Lá eles não cobram, por exemplo, o IOF, taxas, comissões. Então, reserve alguns Reais para levar na sua viagem. Uma vez no México, trocamos Dólares por Pesos sem pagar taxas e com a cotação bem mais baixa e, o melhor de tudo, em uma casa de câmbio oficial, que torna a operação mais segura. Confira no seu destino com uma boa busca na Internet qual são as cotações e taxas. Se valer a pena, leve reais para trocar nas casas de câmbio. Nossa experiência na Argentina foi muito positiva. Porém, nem todos os países oferecem troca pela moeda brasileiro, portanto, pesquise antes de sair do Brasil com Reais para trocar lá fora.

– Aproveite as promoções durante a crise

Como a alta da moeda norte-americana está atrapalhando as viagens dos brasileiros aos Estados Unidos, as empresas aéreas estão fazendo chover promoções. Algumas conseguem abater este aumento com valores realmente interessantes. Fique de olho e aproveite. 

– Consulte a compra de moeda no seu banco

Veja no banco, em que você é cliente, quais as vantagens de comprar o Dólar. Muitos oferecem troca de moeda sem cobrar taxas, pelo simples fato de você ser correntista. O IOF é obrigatório, mas tem bancos que cobram outras taxas menores e até o valor do Dólar perto do preço comercial. Por ser cliente, você pode se livrar de algumas taxas cobradas a não-clientes. 😉

Nós te ajudamos com esta postagem?
Siga o Próximo Embarque nas Redes Sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo. 
Toda nossa obra é oferecida gratuitamente aos leitores que buscam auxílio diariamente.

[Facebook] [Instagram] [Twitter] [Youtube]

Thiago Inter
Thiago Inter é jornalista de TV, já atuou em Assessoria de Comunicação, adora produzir documentários, fotografia e percorrer o mundo. Nascido em Brasília, DF, o jornalista já documentou muitas de suas andanças para ajudar outras pessoas. Para ele, uma aventura é sempre bem-vinda e a melhor viagem é a próxima, esperando sempre pelo próximo embarque.
http://www.proximoembarque.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.