Home>Sem categoria>Checklist: O que levar em uma viagem?
check list proximo embarque

Checklist: O que levar em uma viagem?

Na hora de viajar ficamos na dúvida do que levar na mala ou na bagagem de mão. Nesta postagem, vamos dar dicas para você não passar aperto na hora de botar o pé na estrada.

Primeira coisa a ser vista um hotel bom e barato, não é mesmo? Fizemos pela Booking, pesquisando com filtros específicos como preço, estacionamento e avaliação de hóspedes.

Alugamos nosso carro por lá pela Rentcars, pesquisando o melhor preço também. Vale a pena.

Documentos

– Passaporte e visto – Se a viagem é para o exterior, dependendo do lugar que você vai, cheque se precisará de passaporte com o visto ou se o país apenas carimba sua estadia. Veja também a data de validade do passaporte e do visto. Outra coisa, alguns países só aceitam passaporte com até seis meses para expirar – pesquise bem antes de viajar.

Foto: Abr

 

– Reserva hotel / passagens – a maioria dos países cobra na imigração as datas de ida e volta. Assim, pode ser necessário imprimir as reservas para comprovar estas datas e evitar problemas. Os hotéis também podem ser cobrados para provar onde você vai ficar durante sua estadia.

– Vacinação: Alguns países também exigem que você tenha o certificado internacional de vacinação. No Brasil, podemos adquiri-lo nos postos da Anvisa, localizados nos principais aeroportos do país.

Consulte aqui qual a agência mais perto de você.

– Identidade: Em alguns países da América do Sul e nos países-membros do Mercosul, somente o seu documento de RG atualizado já basta para a entrada, dispensando o passaporte. São os casos da Argentina, Uruguai, Paraguai, Equador, Chile, Peru, Bolívia, Colômbia e Venezuela.

– Carteira de habilitação: No Brasil ela serve como documento de identificação e dispensa o RG. No exterior vai servir se você pretende alugar um carro. A maioria dos países reconhece o documento para dirigir durante a vigência do seu visto. Para entrar nos países que dispensam o passaporte a CNH NÃO SERVE para documento de entrada. Sendo imprescindível levar a carteira de identidade.

Bagagem de mão

Sempre é bom levar uma bagagem de mão com alguns itens básicos de higiene e algumas peças de roupas. Nunca se sabe se sua mala pode ser extraviada, mas a nossa experiência mostra que esta precaução já salvou muita gente.

 

Conversor de tomada

Quando viajamos ao exterior temos que lidar com os diferentes padrões de tomadas. As lojas de material elétrico vendem alguns conversores universais, que servem como adaptador para quase todos os países.

Este se adapta a quase todos os países.

 

Remédios

Dores musculares, insolação, febre, alergias, enjoos, cólica. Sempre é bom se prevenir de alguns problemas de saúde que atingem os viajantes. Portanto, reserve uma pequena bolsa de remédios para estes incidentes e outros mais. Alguns curativos, protetores de dedos para calos, etc.

Seguro de viagem

Se você têm plano de saúde nacional pode não precisar de contratar um seguro, porém, é algo indispensável para viagens internacionais. Entre em contato com a sua operadora de cartão de crédito, pois algumas delas oferecem seguros de viagem no ato da compra da passagem aérea.

Leia nossa postagem sobre a importância e como contratar um seguro de viagem.

Doleira

Guardar documentos importantes (passaporte, por exemplo) e dinheiro com segurança, esta é a função desta bolsinha. Você usa ela embaixo da calça e garante passeios mais tranquilos. Em transportes públicos na Europa ou e outros lugares, costuma ter muitos furtos. Previna-se.

 

Aplicativos

Pesquise os guias de viagem que estão disponíveis na loja de aplicativos do seu telefone celular para o seu destino. Muitos ajudam na hora de pesquisar os passeios. Se você contratar um pacote de dados para o seu telefone ou comprar um cartão sim (simcard) local, vale a pena ter o Waze ou o Google Maps para se localizar bem, que agora tem a opção de baixar os mapas e usá-los em modo off-line. Outros bons são os de cupons de desconto, que podem te ajudar a economizar em bares, restaurantes, lojas, etc. O app da Uber também virou um grande parceiro dos viajantes, ajudando a economizar e sair pelas cidades visitadas.

Eu uso o Sygic, fiz a compra deste aplicativo e o uso no IPhone. Uma das melhores comprar que já fiz. Paguei preço único de US$ 30 e uso sempre. Economizo na hora de alugar um carro, dispenso aquele preço absurdo que as locadoras cobram por dia por um aparelho GPS.

Para as viagens internacionais, o recomendado é ter o Google Translate para dar conta daqueles sufocos com a língua estrangeira e o Currency (ou similares) para converter moedas.

No quesito economia em comunicação, aproveite o Whatsapp  para manter contato com a família quando precisar e diminuir (ou eliminar) os altos valores que as operadoras de telefonia cobram pelo serviço de roaming.


Nós te ajudamos com esta postagem?
Então siga o Próximo Embarque nas Redes Sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo. 
Toda nossa obra é oferecida gratuitamente aos leitores que buscam auxílio diariamente.
[Facebook] [Instagram] [Twitter] [Youtube]

Thiago Inter
Thiago Inter é jornalista de TV, já atuou em Assessoria de Comunicação, adora produzir documentários, fotografia e percorrer o mundo. Nascido em Brasília, DF, o jornalista já documentou muitas de suas andanças para ajudar outras pessoas. Para ele, uma aventura é sempre bem-vinda e a melhor viagem é a próxima, esperando sempre pelo próximo embarque.
http://www.proximoembarque.com

2 thoughts on “Checklist: O que levar em uma viagem?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.