Home>Américas>Combo: Mérida, Izamal e Valladolid

Combo: Mérida, Izamal e Valladolid

Durante nossa a passagem pelo México, podemos conhecer muitas cidades incríveis. Seja pelas histórias particulares, seja pela gastronomia ou pela rica cultura. A Arquitetura de Mérida, o padrão amarelo de Izamal e a localização estratégica de Valladolid são convites aos viajantes curiosos por conhecer a Península de Yucatan.

Primeira coisa a ser vista um hotel bom e barato, não é mesmo? Fizemos pela Booking, pesquisando com filtros específicos como preço, estacionamento e avaliação de hóspedes.

Alugamos nosso carro por lá pela Rentcars, pesquisando o melhor preço também. Vale a pena.

Quando chegamos a Cancún – Estado de Quintana Roo – a ideia principal era alugar um carro e pegar a estrada rumo ao Estado de Yucatan. O México não é só famoso pelas praias no Caribe, mas também tem uma cultura muito rica que deve ser explorada pelos viajantes. Com esta ideia de explorar um pouco mais do país, paramos em Valladolid.
 
Valladolid
A cidade é um ponto estratégico entre os viajantes, ela fica entre Mérida e Cáncun, sendo um local chave de acesso às zonas arqueológicas e regiões adjacentes – como Chichén Itzá, Ek’ Balam e Rio Lagartos.
 
Para chegar em Valladolid, o viajante deve pegar a México 180D, estrada que leva também para Mérida. Optamos por alugar um carro em Cancún e seguir viagem, mas há ônibus que saem de Cáncun para lá, além de agências de viagens que fazem estes passeios.
 

A cidade todo aquele ar de interior. O Parque Francisco Cantón Rosado, é praticamente o centro. Lá você encontra tendas de comidas típicas e venda de artesanato local. Logo em frente, tem a Igreja São Servacio, a principal da cidade. Vale uma passada também no Convento de São Bernardino, que é considerado um dos edifícios mais bonitos do município.

 

 
No caminho, havia Izamal
Saindo de Valladolid e seguindo a caminho de Mérida, você encontra Izamal que uma pequena cidade histórica. Todas as casas, lojas e igrejas deste lugar estão pintadas de amarelo dourado e o povoado recebeu o apelido de “a cidade amarela”. Os lugares que valem a pena visitar são o Convento de San Antonio de Padua, o Centro Cultural e o Sitio arqueológico de Kinich-Kakmó. A cidade é pequena e dá para ser explorada a pé, sem problemas. Chegando na praça principal você já percebe a movimentação e a maioria das atividades que acontecem em Izamal.

 

 

Mérida
A capital do Estado de Yucatan, tendo um dos maiores centros históricos do país. Com muitas áreas arborizadas, ela é conhecida pela boa qualidade de vida dos seus 800 mil habitantes. A História da cidade é bem interessante, ela foi fundada em 1542 pela família Montejo para abrigar a “parte branca” da população, ou seja, excluir descendentes indígenas. Numa época a qual eclodia a rebelião Maia. o que chama atenção são as construções antigas com estilo da arquitetura francesa.

 

 
O que fazer…
Mérida tem um leque bem diversificado de coisas para fazer: igrejas, museus, restaurantes. Vamos resumir um pouco abaixo para você se encontrar por lá. 
 
– Gran Museo del Mundo Maya: um panorama da História, escrita e arquitetura estão muito bem ilustradas, e o próprio museu é uma obra de arte. Imperdível! Um dos melhores museus visitados no México. Interativo, com uma boa variedade de peças e estacionamento particular (pago). 
Sitegranmuseodelmundomaya.com

– Plaza Grande:no final da tarde, parece que a cidade inteira se reúne na arborizada Plaza Grande, sob as torres da austera catedral de San Ildefonso, do século XVI. Você ainda pode visitar o teatro José Peón Contreras.
 
– Paseo de Montejo: é a principal artéria urbana da cidade, uma avenida onde se encontram os mais antigos casarões da cidade e alguns dos prédios mais lindos também. Este é o lugar escolhido pelos cidadãos de Mérida como ponto de encontro, pois conta com uma grande variedade para saídas noturnas, além de cafés, restaurantes e vários monumentos.

– Palácio Cantón – prédio no Paseo Montejo que define bem a influência francesa na arquitetura de Mérida. O museu conta com fotografias e exposições sobre o mundo maia.
Site: www.inah.gob.mx/component/content/article/264-red-de-museos/6003-museo-regional-de-yucatan-palacio-canton

Museu Casa Montejo – é a construção mais antiga da cidade, tendo sido construída por Dom Francisco Montejo, o conquistador de Yucatan, em 1540. Conta como era a vida da família Montejo, suas salas suntuosas, quadros extravagantes e mobílias sofisticadas da época.
Site: http://www.casasdeculturabanamex.com/museocasamontejo/

 

Comece agora o planejamento da sua viagem:

Faça sua reserva pela Booking e garanta as melhores promoções de hotéis. Se precisar de um carro, o lugar para cotar o melhor preço é na RentcarsSiga o Próximo Embarque nas redes sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo.

[Facebook] [Instagram] [Twitter] [Youtube]

Thiago Inter
Thiago Inter é jornalista de TV, já atuou em Assessoria de Comunicação, adora produzir documentários, fotografia e percorrer o mundo. Nascido em Brasília, DF, o jornalista já documentou muitas de suas andanças para ajudar outras pessoas. Para ele, uma aventura é sempre bem-vinda e a melhor viagem é a próxima, esperando sempre pelo próximo embarque.
http://www.proximoembarque.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.