Home>Américas>Visitando a Cidade do México: a maior da América Latina

Visitando a Cidade do México: a maior da América Latina

Visitamos esta grande cidade que carrega bem o título de maior da América Latina (aliás, era em 2014. Agora é São Paulo). Um lugar onde o tempo não para. O trânsito é intenso e o sistema de metrô tem cerca de 250 quilômetros, sendo um dos maiores do mundo em extensão. A cidade se destaca pelos grandes museus, rica cultura, gastronomia e uma ótima estrutura para receber os viajantes.


O Próximo Embarque esteve 20 dias visitando o México. Uma experiência única que vamos compartilhar nas próximas postagens. Começamos nossa peregrinação pela Cidade do México, onde ficamos cinco dias conhecendo museus, igrejas, cidades vizinhas e monumentos incríveis.

Dia de levantar acampamento! Saímos de um voo a partir de Brasília, com conexão entre Guarulhos e Cidade do México. Foram dez horas de viagem.

Acertamos na localização do hotel. Bem simples, mas no coração da cidade. Bem ao lado do Palácio do Governo, perto da estação de metrô Zócalo, o que facilitou nossa viagem por toda a capital.

Nossa primeira parada, antes de pegar o metrô, foi a Catedral Metropolitana, uma construção espanhola do século VXI. A igreja, com vista para a Praça da Independência e para o Palácio Nacional, é uma das mais antigas representações católicas do mundo, erguida sobre ruínas de um templo asteca. Com os estilos dominantes que vão do Barroco ao Gótico, a Catedral é gigantesca por fora e por dentro, com detalhes banhados a ouro e um altar que resume, historicamente, a importância da religião para os colonizadores.

Catedral Metropolitana
Órgão na parte interna da Catedral

Ao lado da Catedral está o Palácio do Governo. Lá são feitas visitas guiadas por algumas instalações. O destaque são murais pintados pelo artista Diego Rivera retratando a História do povo mexicano.

Ao lado do Palácio, bem atrás da Catedral, ficam o “Templo Mayor” e o “Palacio de la Autonomía”, que abriga exposições itinerantes (visitamos uma mostra incrível sobre o medo, com peças que exploram este sentimento humano, seja por tubarões, personagens do folclore ou filmes de terror).  Já o Templo Mayor é, simplesmente, o maior sítio arqueológico dentro da Capital. O lugar acabou sendo destruído pelos espanhóis em 1521 e hoje é patrimônio da Unesco e mantido pelo INAH, uma espécie de IPHAN no Brasil. Deste templo foram extraídos diversas peças intrigantes da época pré-colombiana, como oferendas, vasos, esculturas e restos de animais e a ruína mantém um museu para que o visitante aprecie estas obras, entenda a engenharia usada na época e a ligação entre os astecas e a natureza. Lembra daquela aula de História? Pois é, você vai viver isso!

 

Caminhando, ainda no centro histórico, certamente, você vai passar pela Avenida Francisco I Madero. A imponente via se destaca por abrigar prédios imensos, como a Torre Latino, que tem um mirante (mirador) para quem quer observar a cidade inteira de cima. Em seguida, no final da avenida, a principal visão é do Palácio de Belas Artes, um lugar bem bonito por dentro e por fora, ponto de encontro dos admiradores de óperas, shows e teatro. Na volta, vale uma foto na Praça da Constituição, onde está a imensa bandeira mexicana.

Palácio Belas Artes

Mal chegamos e já tínhamos a impressão de que não daria tempo de conhecer toda a Cidade do México. São muitos lugares, museus, restaurantes, ruas. No entanto, este primeiro dia serviu para termos uma ideia de como a cidade funciona, nos situarmos e traçar nossas rotas por lá. Foram várias visitas a lugares famosos, que você vai acompanhar aqui, nas postagens seguintes. =)

Comece agora o planejamento da sua viagem:

Faça sua reserva pela Booking e garanta as melhores promoções de hotéis. Se precisar de um carro, o lugar para cotar o melhor preço é na RentcarsSiga o Próximo Embarque nas redes sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo.

[Facebook] [Instagram] [Twitter] [Youtube]

Thiago Inter
Thiago Inter é jornalista de TV, já atuou em Assessoria de Comunicação, adora produzir documentários, fotografia e percorrer o mundo. Nascido em Brasília, DF, o jornalista já documentou muitas de suas andanças para ajudar outras pessoas. Para ele, uma aventura é sempre bem-vinda e a melhor viagem é a próxima, esperando sempre pelo próximo embarque.
http://www.proximoembarque.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.