Home>Europa>Viajando de trem: de Bruxelas a Londres
Viajando de trem: de Bruxelas a Londres

Viajando de trem: de Bruxelas a Londres

Uma das melhores coisas a se fazer na Europa é viajar de trem. E minhas experiência viajando de trem entre Bruxelas e Londres, além de ver o que significa a palavra “infra-estrutura”, foi  perceber o que de melhor a Europa oferece aos seus cidadãos e turistas.
É incrível a facilidade que se tem em atravessar o continente pelos trilhos. Fazer viagens entre os países e dividir estas experiências. Por isso, escolhemos partir de Bruxelas e ir até Londres de trem.
No caso desta travessia, além da bela experiência, você vai atravessar o canal da mancha pelo Eurotúnel, umas das maravilhas da engenharia.

Viajando de trem: de Bruxelas a Londres
Estação St Pancras – Londres

É uma experiência que recomendo para quem gosta de conhecer e ver lugares. Partindo de Bruxelas para Londres não foi diferente. Primeiro que a viagem é curta, cerca de uma hora. O trem é de alta velocidade. Você compra o ticket de embarque na Internet ou em qualquer estação da Europa, nos guichês de atendimento da Eurostar. E sim, você pode comprar em Amsterdã uma passagem de Bruxelas para Londres, foi o que eu fiz. Você pode comprar nestes guichês em qualquer estação de trens na Europa inteira. Só planejar.

Outra opção é comprar nas máquinas das estações.

Estação de Bruxelas – Foto: RailEurope

O trem sai da estação Brussel-Zuid (Bruxelas) e chega na St Pancras (Londres). Geralmente, para quem é brasileiro, a entrevista com a imigração já é feita na estação de Bruxelas, com um agente britânico. As perguntas são todas em Inglês e os agentes não costumam ser simpáticos. Eles querem que você prove que não está indo para morar lá, querem comprovantes de que você trabalha no seu país. Como sou jornalista, levei minha carteira internacional da profissão. Além disso, ele fará várias perguntas para tentar fazer você cair em uma suposta contradição. Por exemplo: quantos anos você está na empresa que trabalha, em seguida, depois de outras várias perguntas, ele questiona em que ano você foi empregado. Se não conferir, adeus e visto negado. Portanto, nada de mentiras para tentar valorizar seu passe. A vantagem é que, se você tiver seu visto negado para Londres em Bruxelas, o máximo que vai acontecer é você voltar e ficar pela cidade, visitar outras e mudar seu roteiro.

 

Leia também: Europa De Trem Na Primeira Classe: Um Pouco A Mais E Muito Conforto!

Escolha o seu hotel no nosso parceiro Booking.com em Bruxelas e Londres.

 

A maior vantagem que eu vi foi o conforto da viagem. Além da espera na sala de embarque ter sido menor que a de um aeroporto, você tem todo o conforto do trem, a rapidez (300 km/h) e também o acesso a Internet wi-fi dentro dos vagões.
Estação Saint Pancras – Londres

 

A dica é: Leve seu cartão de embarque que prova sua volta ao Brasil, o comprovante de reserva do hotel que você vai ficar em Londres, uma boa quantia em Libras e alguns Euros também para mostrar que você estava passeando na Europa. Além de documento que comprove seu emprego no Brasil, de preferência em Inglês e, claro, o seguro de viagem.
A viagem é muito tranquila e rápida. Chegando em St Pancras, a estação tem linhas de metrô para qualquer lado da cidade, de fácil mobilidade. Mas tome cuidado, os metrôs da cidade são divididos por Zonas. Se você comprar passagem para a Zona 1 e 2 não poderá desembarcar na Zona 4. Se isso acontecer, você pagará multa por tentar burlar os sistema de bilhetagem. Cuidado! No mais, é só escolher seu destino e bater perna em Londres.
Estação St Pancras – Londres

Dicas preciosas:
– A imigração é dura, pelo menos foi pra mim. O agente me fez dez perguntas, 5 para confirmar meu trabalho, quanto tempo estava na Europa e quando ia embora. Outras 5 para eu cair em contradição das 5 primeiras. Ou seja, não minta. Diga o que está fazendo, qual seu emprego, tempo certo de viagem, etc. Uma contradição e você volta pra Bruxelas.
– O melhor é estar com o inglês afiado, não vi tradutor por lá para facilitar a vida de brasileiros. Esteja com todos os documentos: passaporte, comprovante de emprego, reserva de hotel e passagens de volta. Se você não fala inglês, pode ser que tenha problemas. Isso aconteceu em 2010, não sei como estão nos dias atuais. Se alguém tiver notícias, fiquem à vontade nos nossos comentários.

Comece agora o planejamento da sua viagem:

Faça sua reserva pela Booking e garanta as melhores promoções de hotéis. Se precisar de um carro, o lugar para cotar o melhor preço é na RentcarsSiga o Próximo Embarque nas redes sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo.

[Facebook] [Instagram] [Twitter] [Youtube]

Thiago Inter
Thiago Inter é jornalista de TV, já atuou em Assessoria de Comunicação, adora produzir documentários, fotografia e percorrer o mundo. Nascido em Brasília, DF, o jornalista já documentou muitas de suas andanças para ajudar outras pessoas. Para ele, uma aventura é sempre bem-vinda e a melhor viagem é a próxima, esperando sempre pelo próximo embarque.
http://www.proximoembarque.com

14 thoughts on “Viajando de trem: de Bruxelas a Londres

    1. Olá, estou em Londres e não falo inglês.
      Mais não se preocupe avise na imigração que fala português e espanhol ( espanhol vc entende tudo) para garantir esteja em mãos a reserva de Onde vai ficar e a passagem de volta.

      Dá nervoso mesmo mais tudo mais tudo dará certo.

      Espero ter ajudado!

      1. Obrigado, Janine. Quando eu fui de Bruxelas a Londres em 2010 não havia esta opção. Só havia um agente de imigração em bruxelas que representava o Reino Unido. Acho que era um acordo. Com o Brexit não sei se isso muda. Obrigado!

  1. Paloma, seguinte, quando eu fui em 2010 de trem tive muitas dificuldades com a imigração, mesmo falando inglês fluentemente. Tive que provar que trabalhava no Brasil, meu vínculo e passagens de saída. Mais uma série de perguntas que me fizeram, como quanto tempo ficaria, etc. Se vc for de avião de bruxelas a Londres, talvez tenha no aeroporto um tradutor, mas se for de trem, realmente não vi opção a nao ser falar em inglês. Não sei quanto está a passagem hoje de trem, mas existem sites da Eurostar e Eurotrem que te dão estas respostas com uma simples pesquisa. Boa viagem!

    1. Bruna, melhor chegar 2 horas antes. Digo isso porque vc vai precisa passar pelo trâmite da mala no raio-x. Não sei como é hoje, mas em 2010 a entrevista para visto para Londres era na estação de Bruxelas também. Por isso demorou muito para embarcar. Boa viagem!

  2. Boa tarde! Tenho muitas dúvidas, quando vou comprar as passagens Amsterdam /Londres de trem, já vem as combinações da THALYS/Eurostar e o período para fazer a migração e embarcar é de 7 minutos de caminhar até o local da imigração e mais 45 minutos para entrevista e embarque. Está viajando minha filha que fala inglês e meu marido e eu que não falamos nada. Será que dá tempo? E comprando os trechos aparados sai muito mais caro, às vezes o dobro ou o triplo do valor da passagem.

    1. Olá, Cláudia. Olha só, eu não tenho esta info hj em dia. Muita coisa deve ter mudado, o Reino Unido quer sair da União Europeia, etc. não sei se é como antigamente. Fui em 2010 e aconselho chegar cedo na estação antes de embarcar pra fazer os trâmites que devem ser feitos. E sim, comprando os trechos deputados sai bem mais caro, assim como ocorre nos trechos de avião. Comprando ida e volta sempre sai mais em conta. Boa viagem!

    2. Ola estou na mesma situacao, tenho 48 min de conexao em bruxelas. Vc consegui Claudia, pegar o eurostar?

  3. Olá, Cláudia. Olha só, eu não tenho esta info hj em dia. Muita coisa deve ter mudado, o Reino Unido quer sair da União Europeia, etc. não sei se é como antigamente. Fui em 2010 e aconselho chegar cedo na estação antes de embarcar pra fazer os trâmites que devem ser feitos. E sim, comprando os trechos deputados sai bem mais caro, assim como ocorre nos trechos de avião. Comprando ida e volta sempre sai mais em conta. Boa viagem!

  4. Boa tarde

    Estaremos indo em janeiro, eu, meu esposo e minha filha(que fala fluente). No caso das malas , existe algum limite de peso?

    Variam as empresa de aquisição da passagem de trem?

    1. Olá, Katia. Desconheço limite de bagagem, ir com quem fala inglês fluente já é ideal pra este processo. Boa viagem e boa sorte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.