Home>Américas>Viajando de carro pelo Uruguai
viajando de carro pelo uruguai proximo embarque

Viajando de carro pelo Uruguai

Conheço muita gente que tem medo de dirigir ou não se sente muito bem ao fazer isso em uma cidade que não conhece. Eu já sou da opinião de que alugar um carro te dá mais liberdade nas viagens. Você escolhe para onde vai, faz seus roteiros e não fica preso nos pacotes de passeios dos hotéis ou agências.

Primeira coisa a ser vista um hotel bom e barato, não é mesmo? Fizemos pela Booking, pesquisando com filtros específicos como preço, estacionamento e avaliação de hóspedes.

Alugamos nosso carro por lá pela Rentcars, pesquisando o melhor preço também. Vale a pena.

Nossa previsão era chegar de barco na Colonia del Sacramento e encontrar um carro para viajar pelas cidades do Uruguai. Neste caso, ficamos com o carro em Colonia, partimos no começo da noite para Montevidéu (onde nos hospedamos) e no dia seguinte fomos a Punta del Este. Tudo de carro, respeitando nosso tempo, sem ninguém para definir nossos horários e nem onde iríamos comer.

viajando carro uruguai
Sem pressa, sem amarras. Deu tempo de conhecer o que queríamos. Casapueblo, Punta Baleña.

Na chegada do terminal de barco em Colonia del Sacramento, logo na saída, existe um monte de locadoras de veículos. A dica é não resolver de cara na loja que fica no terminal, saia de lá e ande alguns metros à frente e na rua paralela. Tem muitas lojas, cada uma com taxas diferentes e condições também. Vale barganhar, nós escolhemos a San Mariño para pegar o carro.

Um tapete esta estrada

Como pedi GPS (pois não dá para dirigir onde você não conhece sem o aparelho) e optei por entregar o carro em Montevidéu, algumas taxas foram cobradas. Mas isso aconteceu em 2012. Hoje, eu recomendo que se compre um aplicativo de GPS para o smartphone que não precise de pacote de dados. Ou use os gratuitos (como waze ou google maps) utilizando um bom pacote de dados da sua operadora contratada para viagem.

Negociei também o crédito reservado no cartão de crédito para caso de precisar de seguro e garantir a devolução do veículo. Eles queriam cobrar US$ 1.200 caso precisasse acionar o seguro – em caso de sinistro, se não houver (que é o que todos nós esperamos) esta reserva de crédito é cancelada, isso é padrão em todo o mundo) – mas eu barganhei e eles fizeram uma reserva de US$ 800 (valor em 2012).

Para alugar o carro por três dias, com direito a 600 km e GPS, além de entregar em outra cidade, o custo total do aluguel ficou em R$ 520. Um bom preço, já que no Brasil eu nunca alugo carro por conta das altas taxas, que ultrapassam este valor. Acho que vale negociar também quilometragem livre por este valor. Só falar que na loja do outro lado da rua o preço é este e a quilometragem livre. =)

As estradas do país são ótimas, seguras, bem conservadas e bem sinalizadas. Na rota Colonia – Montevidéu e Montevidéu – Punta del Este, as pistas são duplicadas e bem tranquilas de se transitar. Fique atento! Tem dois pedágios no caminho da Capital para Punta. Reserve o dinheiro no bolso para pagar na ida e na volta. E não se esqueça que em Montevidéu o transito é um inferno no centro da cidade.

Rumo a Punta del Este

De Colônia do Sacramento até Montevidéu são cerca de 178 km. De Montevidéu até Punta del Este são 136 km. Algo como Brasília-Goiânia. Sem susto e como tempo, quem sabe, para dar um pulinho em Piriápolis.

Dicas:

– A população do Uruguai (país inteiro) é de mais ou menos 3 milhões de pessoas. Parece que 60% desta população está em Montevidéu. Ou seja, prepare-se para o caos do trânsito, lógica de trânsito diferente da nossa, entre outras aventuras.
– Ao chegar em Colonia bata perna e barganhe os preços dos veículos.
Sempre ande com os faróis do carro ligados, tanto de dia quanto de noite, é lei no Uruguai.
– Não precisa de carteira de motorista internacional, para alugar um carro e dirigir por lá – assim como em vários outros países, inclusive na Europa – basta levar sua carteira de motorista nacional e passaporte, além de um cartão de crédito com um bom limite para reservar o crédito do seguro, estilo cheque caução.

Agora é só curtir, comer onde quiser e caminhar pelas praias de Punta del Este além de conhecer as cidades vizinhas também.

——————————————————————————————————–

Comece agora o planejamento da sua viagem:

Faça sua reserva pela Booking e garanta as melhores promoções de hotéis. Se precisar de um carro, o lugar para cotar o melhor preço é na RentcarsSiga o Próximo Embarque nas redes sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo.

[Facebook] [Instagram] [Twitter] [Youtube]

Thiago Inter
Thiago Inter é jornalista de TV, já atuou em Assessoria de Comunicação, adora produzir documentários, fotografia e percorrer o mundo. Nascido em Brasília, DF, o jornalista já documentou muitas de suas andanças para ajudar outras pessoas. Para ele, uma aventura é sempre bem-vinda e a melhor viagem é a próxima, esperando sempre pelo próximo embarque.

2 thoughts on “Viajando de carro pelo Uruguai

1. Já fui de carro saindo do Brasil e entrando por Rio Branco, rumo a Montevidéu, no carnaval de 2012. Ruas muito tranquilas, mesmo. Em Montevidéu, como ficamos em casa de amigos, a maior parte do tempo fizemos os roteiros à pé, para curtir a cidade. Na volta, passamos por Punta, que estava atrolhada em plena terça de carnaval e saimos do Uruguai pelo Chui. Faremos toda esta aventura novamente agora no réveillon.

2. Ja fui 6x ao Uruguai a trabalho,2013 uma viagem 2015 dois bate e volta e a terceira viagem fiquei uma semana e 2016 fiz um bate volta e na segunda viagem fiquei 5 dias ,adoro o Uruguai.