Home>Europa>Roteiro: O que fazer em um dia em Bruxelas
bruxelas belgica um dia roteiro proximo embarque

Roteiro: O que fazer em um dia em Bruxelas

A situação é muito comum. Sempre tem aquela viagem em que paramos em um lugar por pouco tempo mas queremos conhecer a região, as atrações e um pouco mais. Foi assim com a gente. Numa parada de trem entre Amsterdã e Londres, ficamos 24 horas na capital da Bélgica e também da União Europeia. A cidade mistura a arquitetura antiga, preservada mesmo depois da Segunda Guerra, e prédios modernos.

 

bruxelas belgica um dia roteiro proximo embarque
Prédios novos em uma cidade bem antiga

 

Quando resolvi passar por Bruxelas, na verdade só queria usar a cidade, como já disse, como ponto de partida para Londres. De lá, peguei o trem que liga as duas cidades com mais facilidade. Poderia ter escolhido o trem Paris -França, mas preferi conhecer Bruxelas por um dia e ver o que a cidade tem a oferecer.

 

A verdade é que foi uma das poucas cidades que não gostei tanto assim de visitar no meu mochilão pela Europa. Mas vale pelo turismo cívico. Além de conhecer um pouco dos momentos históricos pelos quais a cidade passou. E não foram poucos. Nem foram fáceis.

 

Começa quando Hitler invadiu a Bélgica na Segunda Guerra Mundial e ocupou Bruxelas,  muitos historiadores dizem que ele olhou para o Grand-Place e resolveu não destruir o local, pois ficou maravilhado com a construção barroca. O poeta Victor Hugo também ficou encantado pelo local e disse que era o lugar mais lindo que ele já havia visitado. Pensando assim, esta atração não só causa curiosidade nos turistas atuais, mas também há muito tempo na História.

bruxelas um dia roteiro proximo embarque 2

 

bruxelas um dia roteiro proximo embarque 2

Chegando em Bruxelas
A minha chegada à Bélgica foi de trem, partindo de Amsterdã. A cidade, como todas as europeias, é muito bem servida de transporte público. Eu circulei de sempre metrô, por ser pequena, Bruxelas é fácil de se deslocar e andar. As estações são chamadas de Gare e a língua mais usada por lá é o francês.

 

bruxelas um dia roteiro proximo embarque 2
Uma das estações de metrô, sinalizadas com estes lápis de cores gigantes

Uma vez no metrô, uma mulher gritou desesperadamente para mim, eu estava subindo uma escada e ela lá embaixo. Como não falo Francês, não me ocorreu que havia alguém me pedindo ajuda. Ao cruzar com outra mulher que descia as escadas, ela apontava desesperada para uma mulher abaixo. Olhei para trás e percebi que a moça estava pedindo ajuda para carregar o carinho com um bebê.Acho que me senti um pouco surpreendido por uma maioria que usa o Francês como língua oficial do país. A maioria fala inglês com os turistas, então dá para se virar por lá. Mas quando pedem informação ou ajuda, com certeza será em Francês. Esteja preparado.

– Mulher: s’il vous plaît, monsieur?
– Eu: Sorry! Speak English?

As duas perceberam que eu era estrangeiro de férias, a mulher pediu para que eu a ajudasse a carregar o carrinho com o bebê.

 

Conhecendo os principais lugares em Bruxelas

Se você pegar um metrô em qualquer estação e descer no Gare du Parc – Estação Parque – você já vai conhecer praticamente a metade das coisas que se deve conhecer em Bruxelas. No próprio parque – chamado Parque Real – já há o Teatro Real. Ao redor, todas as embaixadas. Nos extremos do Parque, o Palácio Real e a Câmara de representantes da Bélgica.

bruxelas um dia roteiro proximo embarque 2
Parlamento federal Belga

Caminhando 15 minutos, você encontra umas das esculturas mais famosas de Bruxelas, o Manneken Pis. Aquela menino fazendo xixi. A escultura já foi roubada inúmeras vezes do local. E sempre colocam de novo. O mesmo que fazem com os óculos do Drummond no Rio. Nas datas festivas eles costumam enfeitar o boneco, no natal eles vestem o Manneken de Papai Noel. Sinceramente eu achei sem graça, não vi nada demais nisso. Mas é um dos ícones da capital belga. Portanto, você vai ver tantos turistas tirando fotografias lá quanto no quadro de Monalisa, no Louvre, em Paris.

 

bruxelas um dia roteiro proximo embarque 2

No mais, descubra Bruxelas. Ande pelos lugares afastados, se tiver tempo visite também a Mini-Europa. Uma curiosidade que vi por lá, foi este grafite do desenho de Tin Tin, descobri que famoso desenho animado é criação belga. O chocolate e a cerveja são duas das coisas que se deve experimentar na cidade. perto do Grand Palace há vários lugares especializados na venda destas especiarias que eu recomendo.

bruxelas um dia roteiro proximo embarque 2
O autumumn é uma das maiores atrações da Mini-Europa

 

bruxelas um dia roteiro proximo embarque 2
Jardin du Monts – um belo jardim em Bruxelas

 

bruxelas um dia roteiro proximo embarque 2
Palácio Real de Bruxelas

E você? Recomenda alguma coisa em Bruxelas?

Comece agora o planejamento da sua viagem:

Faça sua reserva pela Booking e garanta as melhores promoções de hotéis. Se precisar de um carro, o lugar para cotar o melhor preço é na RentcarsSiga o Próximo Embarque nas redes sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo.

[Facebook] [Instagram] [Twitter] [Youtube]

Thiago Inter
Thiago Inter é jornalista de TV, já atuou em Assessoria de Comunicação, adora produzir documentários, fotografia e percorrer o mundo. Nascido em Brasília, DF, o jornalista já documentou muitas de suas andanças para ajudar outras pessoas. Para ele, uma aventura é sempre bem-vinda e a melhor viagem é a próxima, esperando sempre pelo próximo embarque.
http://www.proximoembarque.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.