17/06/2013

Montevidéu: chegando e rodando na cidade

A primeira impressão que tive da capital da República Oriental do Uruguai foi de um lugar que parou no tempo. Não sei se é por conta dos carros antigos - alguns eu duvidei que realmente podiam rodar - ou pelo aparente descaso com os prédios antigos da cidade. Mas a verdade é que Montevidéu é uma cidade que vale a pena conhecer. Por conta da história, da proximidade geográfica e cultural que temos com nosso país vizinho, gastronomia ou simpatia dos uruguaios.

Como já disse aqui no blog, o Uruguai tem pouco mais de três milhões de habitante, para se ter uma ideia comparativa, só na cidade de Brasília a população é de 2,5 milhões. O grande problema é que a metade da população do país inteiro mora na capital, daí surgem os problemas urbanos. Caos no trânsito, ruas cheias, problemas de estacionamento, poluição, serviços públicos precários, etc. Principalmente por conta das ruas, que são estreitas e não comportam tanta gente e automóveis.

A chegada a Montevidéu foi de carro, de Colonia del Sacramento até lá levou mais ou menos uma hora e meia. Dirigir em Montevidéu é uma aventura. A lógica que os motoristas de lá usam não são parecidas com as nossas. De repente você pode ser surpreendido com um carro cruzando à sua frente vindo de uma faixa do outro lado da rua. Portanto, se dirigir, muita atenção e cuidado.

O que me chamou atenção foi a arborização da cidade. Corredores imensos de árvores imensas cobrindo grandes avenidas e ruas. Parece que o uruguaio dá muito valor a isso. Tanto em Punta del Este, Montevidéu ou Colonia, todos os lugares bem arborizados, o que gera uma beleza espetacular em contraste com o concreto de toda grande cidade.


Hospedagem
Optar por um hotel na cidade é muito pessoal. Tem gente que gosta de ficar perto do centro da cidade, que é um caos, mas fica perto de todos os pontos turísticos mais conhecidos. Outras pessoas preferem Pocitos, perto das famosas ramblas (avenidas) à beira-rio - bairro de classe alta, bonito e moderno. Outras pessoas pensam na mobilidade e optam por hotéis perto do terminal Tres Cruces, a gente optou por esta mobilidade.

Há vantagens e desvantagens em se hospedar perto do terminal. A vantagem, mais que óbvia, é a facilidade que você tem em se locomover por toda capital. Montevidéu é bem servida de ônibus públicos. Este transporte é muito eficiente, te leva a qualquer lugar da cidade e fora dela, como Punta del Este, por exemplo.

Na próxima oportunidade devo optar por Pocitos, achei uma cidade bem organizada e bonita. Limpa e o pessoal que mora lá parece ser mais jovem também. Qualidade de vida às margens do Rio da Prata, muita gente correndo no calçadão, algo que faz lembrar Ipanema e Copacabana no Brasil.


O centro é cercado de opções noturnas, bares espalhados pela cidade onde você pode descer do Hotel e caminhar, parar em um estabelecimento e tomar um café.

Quem se hospeda em Tres Cruces pode caminhar do centro até o bairro também, mas tem que estar preparado para caminhar. O lugar é mais afastado mas, como já disse, é o bem mais servido de transporte para todo o país. Até na hora de ir embora da cidade pode ser uma ótima opção, sem precisar pegar taxi muito cedo, por exemplo.

Preços e câmbio
Está aí uma vantagem para o brasileiro em viajar para o Uruguai. O Real é bem valorizado por lá, para se ter uma ideia, um real vale dez pesos uruguaios. Ou seja, um restaurante bom, de alto padrão naquele país pode ter um jantar com o custo de R$ 50 para duas pessoas. O grande problemas é a inflação que é altíssima, imagino como a população faz para se virar e sobreviver por lá. Não é em todo lugar que você encontra uma nota de mil pesos. =0

É bom incluir esta cidade no roteiro da América do Sul. Montevidéu tem seu problemas, (e qual país sul-americano não tem?) mas é espetacular na gastronomia e nos lugares espetaculares que o turismo oferece.

Restaurante bom e barato. Um dos mais bem classificados no Uruguai.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo post! qual seria o restaurante da foto de legenda : "Restaurante bom e barato. Um dos mais bem classificados no Uruguai."? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diego, não costumo fazer propaganda aqui no blog, mas faço questão de te ajudar. O nome é Estrecho, segue o link. Se vc curte a boa culinária, você vai amar o lugar. Grande abraço e boa viagem! http://www.tripadvisor.com.br/Restaurant_Review-g294323-d850413-Reviews-Estrecho-Montevideo_Montevideo_Department.html

      Excluir

Copyright © 2014 Próximo Embarque | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top
UA-66365035-1