Home>Europa>Chegando em Paris e circulando de metrô
proximo embarque Chegando em Paris e circulando de metrô

Chegando em Paris e circulando de metrô

Chegando em Paris, muitos viajantes – principalmente os de primeira viagem – podem ter dúvidas de como circular de metrô pela cidade. Hoje, pode ser considerado o jeito mais fácil de conhecer toda cidade luz.

Primeira estratégia: a escolha do Hotel

Se eu pudesse dar uma dica aos nossos leitores seria: escolha um hotel que fique perto de uma estação de metrô. Em 2010 eu fiquei em um hostel em Port Bagnolet, bairro do subúrbio de Paris, muito bem localizado e a poucos metros de uma estação. Na segunda vez viajando, eu escolhi ficar em Gennevilliers, mais precisamente no Ibis, que fica em frente ao Carrefour. Bingo! Matei dois coelhos. Ficamos a 7 minutos caminhando de uma linha (e uma serve a todas) e ainda em frente a um hipermercado que sempre visitamos para comprar lanches e tomar café da manhã, o Carreffour. Dica bônus: com apenas 12 euros (média) minha esposa e eu comemos muito bem uma super refeição matinal neste supermercado.

 

Se possível chegue na segunda-feira

Por que? Porque você vai poder comprar o Navigo découverte. Trata-se de uma cartão magnético e recarregável que você carrega alguns euros e pode rodar a cidade inteira quantas vezes quiser, entrar e sair das estações com apenas esta carga, que te libera por uma semana. Por isso a importância de se chegar na segunda-feira e manter esta carga por toda semana. Uma mão na roda, quer dizer, nos trilhos para quem vai conhecer vários lugares e andar pelas atrações.

proximo embarque Chegando em Paris e circulando de metrô

Chegando em Paris e circulando de metrô

A melhor forma de sair do aeroporto Charles de Gaulle e se conectar com algum ponto da cidade é pelo RER. São trens metropolitanos (o cartão navigo contempla estas linhas) que circulam para lugares mais distantes e específicos. Por exemplo, Versalhes. Pegar um RER no aeroporto é simples, há placas indicando tudo, daí é só pagar o bilhete e seguir para a sua estação que ligará até seu hotel. Eu indico que você pesquise seu itinerário de viagem pelo Google Maps, há a opção pesquisar pelas linhas de transporte público, você terá o caminho para chegar até seu hotel ou para o lugar de objetivo. Um aplicativo também pode fazer este trabalho.

proximo embarque Chegando em Paris e circulando de metrô
Com planejamento dá para aproveitar tudo

Entendendo a linhas

Como disse anteriormente, se você estiver familiarizado com algum metrô do mundo ( Londres , São Paulo, Cidade do México, etc.) será fácil compreender a lógica do metro parisiense. Basta checar seu itinerário, estações de baldeação e ligações entre estações para entender. O que mais gostei foi a sinalização. Há placas indicando tudo, as linhas, os caminhos, etc. Há também aplicativos que ajudam bastante a planejar as viagens e pesquisar os caminhos. Temos também a velha e boa pergunta. Não custa nada parar um morador e perguntar se tiver dúvida. Um arranhão no inglês ou francês já ajuda. E todos gostam de dar aquela mão aos visitantes perdidos.

proximo embarque Chegando em Paris e circulando de metrô
Arte espalhada até em estação de metrô – isso é Paris

Indo ao aeroporto

Fique ligado na hora de pegar o trem para o aeroporto. O RER B, que liga a cidade até o terminal do aeroporto possui nos vagões algumas plaquinhas pequenas nas portas dos trens mostrando qual o terminal (1 ou 2) que você deve parar a depender da sua companhia aérea. Dê uma olhada antes de descer.

Comprando tickets

Se você optar por comprar tickets avulsos pode fazer isso nos guichês que têm em algumas estações e também pelas máquinas, que estão em todas. Há como comprar em Inglês, Francês e Espanhol. Basta inserir o dinheiro que a máquina emite o bilhete e (se precisar) o troco.

Cuidado com as blitzes

Ao comprar os tickets avulsos não os jogue no lixo. Fique com eles para provar que pagou a viagem. Muitas vezes há funcionários que fazem paradas nas estações para conferir se os passageiros compraram as passagens ou simplesmente pularam a catacra. E, olha, tem muito esperto que pula. Por isso, melhor guardar seu cartão navigo ou ticket. Se vierem conferir, só te desejarão uma boa viagem.

proximo embarque Chegando em Paris e circulando de metrô
Mariana aproveitando Paris nas linhas de metrô

Comece agora o planejamento da sua viagem:

Faça sua reserva pela Booking e garanta as melhores promoções de hotéis. Se precisar de um carro, o lugar para cotar o melhor preço é na RentcarsSiga o Próximo Embarque nas redes sociais e ajude a divulgar o nosso trabalho compartilhando este conteúdo.

[Facebook] [Instagram] [Twitter] [Youtube]

Thiago Inter
Thiago Inter é jornalista de TV, já atuou em Assessoria de Comunicação, adora produzir documentários, fotografia e percorrer o mundo. Nascido em Brasília, DF, o jornalista já documentou muitas de suas andanças para ajudar outras pessoas. Para ele, uma aventura é sempre bem-vinda e a melhor viagem é a próxima, esperando sempre pelo próximo embarque.
http://www.proximoembarque.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.